Pesquisa de intenção de votos para o Governo do Estado em 2018.

Fernando Almeida/Araguaína Notícias

A Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa) divulgou neste sábado (5) a primeira pesquisa Ibope para o Governo do Tocantins e senado. O levantamento mostra intenção de voto do tocantinense em dois cenários diferentes e testa seis nomes. Mas sem incluir o confronto direto entre o governador Marcelo Miranda e a senadora Kátia Abreu.

1º cenário: Kátia Abreu x Carlos Amastha

No cenário da estimulada, sem Marcelo Miranda (PMDB) na disputa, a senadora Kátia Abreu (PMDB) lidera com 27%. Já o segundo colocado é o prefeito de Palmas, Carlos  Amastha (PSB), que tem  23% das intenções de voto.

Ao considerar a margem de erro da pesquisa, que é de 3 pontos percentuais, os dois estão tecnicamente empatados na liderança. Em outro patamar, estão Vicentinho Alves (PR) com 13% das citações, Ataídes Oliveira (PSDB) e Mauro Carlesse (PHS) com 5% cada. Os votos brancos e nulos somam 18% e os indecisos representam 8% da amostra.

2º cenário: Marcelo Miranda x Carlos Amastha

No segundo cenário,  Ibope  também evitou medir a intenção de votos entre os nomes mais cotados para o Governo em 2018:  Kátia e Marcelo. Optou por subistituir o nome da senadora pelo de Marcelo.  Com isso Carlos Amastha assume a liderança com 26% das intenções de voto.

Em segundo lugar aparecem empatados tecnicamente o senador Vicentinho Alves (PR)  com 17% e o governador Marcelo Miranda (PMDB), aparece com 15% das menções. O senador Ataídes Oliveira (PSDB) e Mauro Carlesse apresentam 6% das intenções de voto cada. Brancos e Nulos somam 20%; indecisos 10%.

Espontânea

O Ibope também mediu a intenção de voto do tocantinense de forma espontânea. Isto é, quando o instituto não apresenta nenhum nome e a citação é feita pelo entrevistado.  Neste cenário,  Amastha fica em primeiro lugar  com 9%. Já o Governador Marcelo Miranda fica em segundo lugar, com 6% e Kátia Abreu em terceiro, com 5%.  Vicentinho Alves é citado por 2%, Ronaldo Dimas e Mauro Carlesse aparecem com 1%.  Já brancos e nulos somam 18% e 56% não souberam ou preferiram não opinar.

Pesquisa

A pesquisa Ibope, encomendada pela Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa) foi realizada entre os dias 28 e 31 de julho de 2017. E ouviu  812 eleitores no Tocantins. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.  Já o nível de confiança utilizado é de 95%. Isto é, a probabilidade é 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Leia +

http://araguainanoticias.com.br/noticia/28694/pesquisa-ibope-para-senador-mostra-amastha-na-lideranca-iraja-e-vicentinho-empatados/