Pesquisa Ibope mostra intenção de votos para Senador do Tocantins.

A Acipa (Associação Comercial e Industrial de Palmas) divulgou neste sábado (5) a primeira pesquisa Ibope para Governo do Tocantins e senado, em 2018. O levantamento mede intenção de voto do tocantinense na disputa pelas duas vagas de senador e cita 10 possíveis candidatos.

No primeiro cenário, em que o Ibope oferta possibilidade do entrevistado citar dois nomes, Carlos Amastha (PSB) lidera com 27% das intenções de voto. Portanto, se as eleições fossem hoje, ele ocuparia a primeira vaga.  Em relação ao segundo eleito, não seria possível apontar. Pois a diferença entre os candidatos está dentro da margem de erro de 3 pontos percentuais.

Irajá Abreu (PSD) e Vicentinho Alves (PR) têm 18% das menções cada.  Siqueira Campos (atualmente sem partido) aparece com 17%, Marcelo Miranda (PMDB) e Moisés Avelino (PMDB) com 16% cada.  Eduardo Gomes (SD) é citado por 14%, César Halum (PRB) por 13%, seguidos por Ataíde Oliveira (PSDB) e Mauro Carlesse (PHS), ambos apresentando 9% das citações.

Os entrevistados que citam apenas um candidato totalizam 8%; os que têm intenção de votar em branco ou anular o voto somam 11% e os indecisos 5% dos eleitores.

Espontânea

Neste outro cenário, é abordado a intenção de voto espontânea para Senador (somando-se as duas menções):

Vicentinho Alves 6%

Siqueira Campos 5%

Irajá Abreu 4%

Marcelo Miranda 4%

Amastha 3%

Katia Abreu 3%

Ataídes Oliveira 2%

Cesar Halum 2%

Eduardo Gomes 2%

Mauro Carlesse 2%

Moisés Avelino 1%

Gaguin 1%

Outros com menos de 1%, 4%

Branco ou nulo 16%

Não sabem ou preferem não opinar 60%

 Pesquisa

A pesquisa Ibope, encomendada pela Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa) foi realizada entre os dias 28 e 31 de julho de 2017. Foram ouvidos 812 eleitores no Tocantins. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.  Já o nível de confiança utilizado é de 95%. Isto é, a probabilidade é 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Leia+

http://araguainanoticias.com.br/noticia/28684/em-cenario-sem-marcelo-katia-abreu-tem-27-das-intencoes-de-voto-para-governo-diz-ibope/