Marlon Reis, idealizador da Lei da Ficha Limpa
Fernando Almeida/AN

O ex-juiz Márlon Reis, um dos idealizadores da Lei Ficha Limpa, deve ser candidato ao Governo do Tocantins em 2018.  Ele é um dos fundadores da Rede Sustentabilidade e pretende ir para a disputa com o aval de Marina Silva, pré-candidata à presidência da República. A informação foi divulgada pelo Blog da Esplanada, do Portal Último Segundo.

Márlon transferiu no último dia 4 seu título do Maranhão para a capital do Tocantins, Palmas. Em recente declaração à imprensa do tocantinense, o ex-juiz disse não ter nada definido ainda, mas demonstrou pretensão em disputar a eleição de 2018.

"Tudo será definido coletivamente. Comuniquei isso (transferência do título para o Tocantins) ao diretório nacional da Rede e estadual. Recebi apoio e agora estou à disposição para colaborar", Frisou Marlon, sem mencionar pretensão de cargos. Mas a coluna Esplanada garante que disputará ao Governo do Tocantins em 2018.

Marlon promete ser bem criterioso ao formar suas alianças políticas no Tocantins.  Garantiu que não vai dialogar com envolvidos na Lava Jato e barrados pela Lei da Ficha Limpa. "Um critério inegociável para nós, o critério número zero, é não conversar com segmentos associados à Operação Lava Jato e com condenados pela lei da Ficha Limpa", diz Márlon à Coluna Esplanada.

Perfil

O ex-juiz Márlon,  de  45 anos,  é natural de Pedro Afonso (TO), onde reside a família. É formado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).  E agora retorna às origens com pretensão de disputar o Palácio Araguaia.  Málon é um dos idealizadores da Ficha Limpa, Lei que impede políticos Ficha Suja de disputarem eleições. Marlon Reis também  assumiu ser a favor do fim do foro privilegiado.

A referida lei já barrou ao menos 1.200 políticos  Ficha Suja em todo o Brasil desde sua criação, em 2010. É um projeto de iniciativa popular, que teve a coleta de 1,6 milhão de assinaturas  para ser analisada pelo Congresso Nacional.