Rosy Franca, presidente do Sintet Regional de Araguaína

Em nota, o Sintet de Araguaína lamentou e repudiou a agressão ao diretor do Colégio Guilherme Dourado, Mariano Sousa Costa.  O Sindicato também convocou um ato a ser realizado na tarde desta quinta-feira (10), em defesa do profissional da educação.

A nota foi divulgada após o AN veicular matéria em que citava o silêncio do sindicato em relação ao ocorrido.  A nota divulgada pelo Sintet inicia condenando a agressão sofrida pelo diretor Mariano.

"Não podemos nos calar diante das cenas lamentáveis de violência contra professores, que colocam em risco a integridade física e emocional de profissionais que são responsáveis pela formação de crianças e jovens", enfatizou a presidente, Rosy Franca.

A presidente também convidou os profissionais da educação para o ato solidário e de apoio ao  diretor. O protesto está marcado para logo mais às 15h20, em frente ao Colégio Guilherme Dourado. "Em apoio aos trabalhadores da educação que vivem sofrendo agressões no seu local de trabalho". Complementou Rosy.

O Sintet disse ainda que "logo após o ocorrido, diretores e dirigentes da entidade entraram em contato, com o diretor do colégio, Mariano Soares da Costa, manifestando total apoio e solidariedade além de assistência jurídica".

A nota ressalta ainda que "o sindicato tem se manifestado em todos os casos que envolvem agressões aos profissionais da educação, ao mesmo tempo em que repudia episódio de injustificadas agressões e exige responsabilizações necessárias para que episódios assim nunca mais voltem a se repetir."

Entenda

Mariano foi vítima de agressão física por parte de um ex-aluno que já tinha sido expulso no ano passado por também agredir um professor dentro da escola. O caso aconteceu no final da tarde desta quarta-feira (09).

A cena de violência contra o educador revoltou e chocou a população. As câmaras de segurança do colégio registraram toda a ação. O diretor estava na calçada acompanhando a saída dos alunos, quando o rapaz que estava do lado oposto da rua, caminha em sua direção e dá um soco na máquina fotográfica que esta na sua mão. Em seguida, não satisfeito, o rapaz retorna e dá outro soco no equipamento e acerta também o peito do professor. Nesse momento, o professor se desequilibra e cai nos degraus da calçada da escola e continua sendo agredido.