A PM transportou os filhotes de ema para o Cetas em Palmas.

Oito filhotes de ema, da espécie rhea americana, foram capturados por um motorista, à beira da TO-348, nesta segunda-feira, 14, em Palmas. Os filhotes que estavam abandonados, após o atropelamento da fêmea adulta, foram transportados por policiais militares do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas).

Os animais foram vistos por um motorista que trafegava na rodovia que liga a cidade de Barrolândia a Palmas. Ele capturou as aves que estavam abandonadas, devido ao fato da fêmea adulta ter sido atropelada, e as entregou voluntariamente no 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros, que em seguida, acionou o apoio do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA).

A Polícia Militar destaca que quem realiza a entrega voluntária não sofre nenhum tipo de responsabilidade administrativa ou penal. Após esse procedimento, os animais são encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) onde recebem os cuidados necessários, e em seguida são reintegrados na natureza.

Os animais silvestres compõem a fauna tocantinense e ações voluntárias de cuidado com animais são imprescindíveis para a manutenção do nosso meio, além do mais, quem cria animal silvestre em cativeiro recorre em crime ambiental previsto pelo artigo 29 da Lei nº 9.605/98, pois manter um animal silvestre em cativeiro sem autorização legal é crime, podendo ser punido com multa ou até prisão.

Sobre a ema

A ema é uma ave silvestre que quando adulta pesa em média 23 quilos, sendo considerada a maior ave do continente americano. O período de reprodução vai de agosto a janeiro dependendo da região. Os machos cortejam várias fêmeas e após o acasalamento constroem ninhos que são buracos rasos no solo sendo rodeado por ramos e vegetação. Cada fêmea bota um ovo a cada dois dias durante um período de sete a dez dias. Após dois ou três dias o macho começa a incubação, podendo chocar de dez a sessenta ovos.