Fogo destrói 50 barracos no acampamento Padre Josimo

Um incêndio de grandes proporções destruiu ao menos 50 barracos dos Sem Terra no Tocantins.  O fato aconteceu na tarde desta segunda-feira (14) no acampamento Padre Josimo, localizado no município de Carrasco Bonito, região do Bico do Papagaio.

A informação divulgada pelo Movimento dos Sem Terra (MST) relata que os moradores foram surpreendidos com o fogo, que destruiu "imediatamente" os mais de 50 barracos de famílias acampadas.   Entretanto, pondera que "felizmente até o momento não identificamos vítimas fatais".

Fotos divulgadas pelo MST do Tocantins mostram crianças e adultos com baldes de água tentando conter as chamas, mas sem sucesso. Nas imagens é possível perceber a fumaça, o fogo destruindo os casebres e que sobrou apenas algumas estruturas de madeira.    Este é a segunda vez que o acampamento Padre Josimo é alvo de incêndio.

O MST denunciou que "há cerca de dez dias" uma figura política, fazendeiro e empresário da região, "andou comentando na região que em breve os acampados poderiam receber uma surpresa."  O movimento também destacou que" neste sentido fica no ar um grande ponto de interrogação."

Diante do ocorrido, o MST fez críticas ao Incra e cobrou providências das autoridades. "Esperamos que o INCRA que tem sido extremamente inoperante e tem se colocado totalmente contra os Sem Terra inclusive nos criminalizando e dando total apoio para os grileiros que há mais de dois anos aterrorizam os acampados".

Padre Josimo

Padre Josimo, nome dado ao acampamento, é considerado o mártir da Reforma Agrária no Tocantins. Coordenador da Comissão Pastoral da Terra (CPT) lutou junto aos camponeses em Tocantinópolis e na região. Foi assassinado em maio de 1996 em Imperatriz (MA), a mando de fazendeiros do Bico do Papagaio, no Tocantins.