Vereador Ferreirinha (PMDB) na Tribuna da Câmara de Araguaína

A Câmara de Araguaína aprovou nesta segunda-feira (14) o projeto de lei que inclui no calendário oficial do município o "Dezembro Vermelho" ? que estabelece uma série de atividades direcionadas ao enfrentamento do HIV/Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis.

Ações

De autoria do vereador Ferreirinha (PMDB), o projeto prevê a iluminação de prédios públicos de Araguaína com luz vermelha durante o mês de dezembro. Além da realização de palestras e atividades educativas para estudantes, campanhas para alertar a população sobre os riscos de se contrair essas doenças. E ainda evento em alusão ao Dia Mundial de Enfrentamento a epidemia de HIV/AIDS.

Ferreirinha destacou que aceitou o projeto apresentado pela Pastoral da AIDS de Araguaína e que com a aprovação Araguaína se torna a primeira cidade a instituir o Dezembro Vermelho no calendário oficial de eventos.

Importância

Para o vereador, o assunto da AIDS no Brasil ainda é tratado com um pouco de receio. "Observamos uma sociedade que prefere deixar esse assunto sem muito foco. O Dezembro Vermelho vem para aumentar o nível de instrução das pessoas sobre esse assunto, tanto no que se refere a prevenção quanto o respeito as pessoas portadoras do vírus", disse Ferreirinha.

Justificativa

Na justificativa do projeto, o parlamentar ressalta que a Aids ainda é uma ameaça à saúde pública, e aponta que até junho de 2012 havia 656.701 casos no Brasil, conforme Boletim Epidemiológico. Ele defende a necessidade de se fixar um mês para a realização de ações para conscientizar a população a respeito do HIV/Aids.

Trâmite  

O PL foi aprovado por unanimidade em primeira e segunda votações nestas segunda-feira( 14). E foi retirado de pauta terça-feira (15), a pedido de Ferreirinha. O PL deve receber emenda e   depois retornará para a segunda e terceira votações. Depois de aprovado em terceira votação,  o Projeto será  enviado ao Executivo para sanção do prefeito Ronaldo Dimas (PR). Após esse trâmite, a Lei entra em vigor.