Exame permite que jovens e adultos obtenham a certificação do ensino fundamental e médio.

Os interessados em participar, neste ano, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) têm até as 23h59 desta sexta-feira, 18, para se inscrever. O principal objetivo da avaliação é aferir competências, habilidades e saberes de pessoas que não conseguiram concluir o ensino fundamental ou o ensino médio na idade correta. As inscrições são feitas exclusivamente pela internet na página do Encceja.

Para participar do Encceja é necessário atender a alguns requisitos como: ter, no mínimo, 15 anos de idade completos na data de realização do Exame, para quem busca a certificação do ensino fundamental; e, no mínimo, 18 anos completos na data de realização do exame, para quem busca a certificação do ensino médio. Aqueles que tiverem mais de 18 anos poderão optar por fazer direto as provas do ensino médio, sem a necessidade da certificação do nível fundamental.

O gerente de Avaliação da Aprendizagem da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Emerson Azevedo Soares, alerta sobre o prazo que, segundo ele, não será prorrogado. "É importante que o candidato não deixe para a última hora e garanta sua participação na prova. A Seduc está fazendo uma ampla divulgação em todo o Tocantins por meio das Diretorias Regionais de Educação. A intenção do Encceja não é apenas colaborar para que as pessoas concluam a educação básica, mas também contribuir, para que esses jovens e adultos dêem continuidade aos estudos e ingressem no ensino superior", enfatizou.

Provas

As provas serão aplicadas em 22 de outubro. No Tocantins o exame acontecerá nos municípios de Araguaína, Araguatins, Arraias, Colinas do Tocantins, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Miracema do Tocantins, Palmas, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional e Tocantinópolis.

As provas para o ensino fundamental acontecerão no turno matutino das 8h às 12h avaliando as áreas Ciências Naturais; e história e geografia. No turno da tarde, das 14h30 às 19h30, será a vez de testar os conhecimentos dos candidatos em língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação e matemática.

Para o ensino médio, as provas acontecerão das 8h às 12h com as áreas Ciências da Natureza e suas tecnologias; Ciências Humanas e suas tecnologias. No período da tarde, as provas acontecerão das 14h30 às 19h30 com as áreas de Linguagens, Códigos e suas tecnologias e redação; Matemática e suas tecnologias.