A 10ª Edição do Programa Agenda Cidadã aconteceu durante todo o dia de ontem, 17, no auditório do Centro Universitário Itpac. Durante a manhã, o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, participou do evento. Parabenizou a iniciativa e destacou que a aproximação do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO) com a comunidade só contribui com a fiscalização correta dos recursos públicos.

"É muito complexo para todos que trabalham em serviços públicos, principalmente diretores, conselheiros, superintendentes e coordenadores irem a Palmas ter essas informações. A vinda do Tribunal na região, barateia os custos e traz as informações necessárias, para que cada vez mais, os serviços e os recursos sejam melhor aplicados, com mais transparência e efetividade", completou. Dimas.

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Tocantins, Sebastião Célio Costa Castro, também frisou que com a agenda, municípios distantes podem participar. "Além disso, estamos participando com o intuito de contribuir. Com olhos positivos, visto que os contadores públicos são responsáveis pelas informações contábeis, e as demonstrações no portal da transparência", frisou.

Agenda Cidadã

O principal objetivo da agenda é aproximar a sociedade de um modo em geral, através de conselhos, ONGs, políticos e outros, do TCE, que fiscaliza os recursos públicos.

O evento este ano focou nos temas Educação e Meio Ambiente.  Dentro da programação os presentes puderam participar de palestras como "Educação empreendedora: O grande desafio", com o palestrante Omar Hennmann, superintendente do Sebrae/TO e Políticas públicas ambientais e Gestão Ambiental", com o palestrante Orlando Alves da Silva do TCE/TO.

Participam da agenda prefeitos das cidades da região Norte, vereadores, conselheiros municipais, representantes de Organizações Não Governamentais (ONGs), associações e sociedade em geral.

A conselheira do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais(Fundeb), Alcivone Alves da Silva, veio do Município de Colinas do Tocantins. "Estou em busca de mais conhecimento. Aprender para depois defender os direitos conquistados pela categoria de professores. Só iremos fiscalizar se tivermos embasamento e a agenda dá esse suporte", disse.

Próximos eventos

Os outros encontros acontecem dia 24 de agosto, em Palmas, dia 29, em Natividade e dia 31 em Gurupi.

Também são parceiros do evento, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Tribunal de Contas da União (TCU) e Controladoria Geral da União (CGU).