Deputado Federal Carlos Gaguim.

O deputado federal Carlos Gaguim (PODE) foi classificado como o pior parlamentar do Tocantins, segundo levantamento do "Ranking dos Políticos". A iniciativa apartidária avalia o desempenho de todos os parlamentares?deputados federais e senadores -- brasileiros.

A análise leva em conta itens como gastos da cota parlamentar, presença nas sessões, representatividade, fidelidade partidária e processos judiciais. De acordo com o Ranking dos Políticos, são consideradas como válidas as informações vindas de fontes oficiais, como sites governamentais. Além disso, o Ranking avalia as votações mais importantes e os políticos são pontuados de acordo com sua qualidade legislativa.

De todos os 594 senadores e deputados federais, nenhum parlamentar tocantinense ficou entre os 100 melhores colocados do Brasil. Na avaliação geral, o senador Ataídes Oliveira (PSDB) foi o mais bem colocado, aparece na 111 ª posição com 258 pontos. Seguido pela deputada federal Josi Nunes (PMDB), classificada na 116ª posição com 255 pontos.

Na outra ponta, Gaguim figura com 23 pontos negativos, ocupando a 456ª posição . Ele pontuou no item presença nas sessões e qualidade legislativa, mas perdeu 410 pontos por vários processos judiciais, -15 pontos de outros itens e -3 pontos de privilégios ? item que compara o valor gasto pelo político, no período total do mandato. A última atualização (14/08/17) mostra o valor de R$ 1.043.354,80 gastos pelo deputado de janeiro de 2015 até o momento. 

Quem também aparece com pontuação negativa é a senadora Kátia Abreu (PMDB). Conforme critérios do Ranking dos Políticos, ela aparece com -18 pontos. Pontuou 45 pontos em privilégios (cota parlamentar), por ter gastado menos que a média dos parlamentares - R$ 264.338,52 no período acumulado de 2015 a agosto de 2017. Mas perdeu pontos nos itens de processos judiciais, presença nas sessões e outros.

Confira o site aqui http://www.politicos.org.br/

 Ranking dos Parlamentares Tocantinenses