Moradores querem impedir construção de caixa elevatória de esgoto às margens do lontra.

Moradores do bairro JK em Araguaína se mobilizaram nesta semana para impedir a construção de uma caixa elevatória de esgoto, na Chácara do Índio, às margens do Rio Lontra. Eles temem que com a obra haja descarte no rio, aumentando a poluição, e que no futuro a população possa sofrer com mal cheiro do reservatório.

De acordo com integrantes da ONG Salve o Rio Lontra, na semana passada equipe de uma empresa terceirizada da BRK Ambiental esteve na região conhecida como chácara do Índio para fazer medição. Eles teriam informado que a intenção da BRK  era construir uma caixa elevatória de esgoto.

"Eles nos disseram que era pra fazer essa caixa elevatória, pois aqui era o local mais baixo do bairro. E a mesma seria apenas para armazenar os resíduos, seria bombeada para estação de tratamento de esgoto de Araguaína. Mas na prática não funciona assim, pois na Vila Azul tem essas caixas" contou ao AN Vivian Nunes, da ONG Salve o Rio Lontra.

Os líderes da ONG fizeram uma reunião com moradores para discutir sobre a intenção da empresa de construir a caixa, que para eles seria na verdade uma espécie de fossa. Nesta quarta-feira (23), eles entregaram denúncia ao Ministério Público seguida de um abaixo-assinado com 250 assinaturas.

O que diz a BRK Ambiental

À reportagem, a empresa informou que está havendo um mal entendido. "O trabalho visto pela comunidade se trata de um levantamento topográfico, realizado por uma empresa terceira".

De acordo com a BRK, esse estudo vai servir para uma futura implantação de uma rede de esgoto normal, com futura construção de estação elevatória. E que não se trata de fossa ou mesmo reservatório.

A empresa reforçou que o local não foi definido e que uma "estação elevatória realiza a destinação de esgoto para uma estação de tratamento e não o descarte de efluente" no rio.

A concessionária frisou ainda que qualquer informação sobre as obras que a empresa conduz na cidade pode ser obtida através dos canais oficiais da empresa como o site www.brkambiental.com.br/tocantins, o aplicativo BRK Ambiental e o telefone 0800 6440 195.