O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) determinou a interdição de três frigoríficos e uma indústria e alimentos no Tocantins. Os quatro estabelecimentos foram alvos da Operação Vegas, deflagrada pela PF e as medidas tomadas nesta quarta-feira (30), após vir à tona as suspeitas de irregularidades.

Além disso, o Mapa determinou a suspensão das exportações destes estabelecimentos. São eles, Frigorífico Minerva S.A (Araguaína), LKJ (Boi Forte), Boi Brasil e Gelnex Indústria e Comércio Ltda (Araguaína). De acordo com a Justiça Federal, o fiscal agropecuário Dagoberto recebia propina mensal de R$ 50 mil para liberar carcaça de animal contaminado e impedir o fechamento de um frigorífico.

De acordo com o Mapa, os quatro estabelecimentos irão passar por auditorias com o objetivo de garantir a qualidade dos produtos. E os servidores do Mapa envolvidos na investigação serão afastados e investigados por meio de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) junto à Corregedoria do Ministério. "Quanto a servidores conveniados de governo estadual ou municipal, serão substituídos", diz nota no Ministério da Agricultura.

O fiscal de apontado pela PF como recebedor de propina para beneficiar frigoríficos em Araguaína foi preso. Além da Dagoberto Machado Prata, a Justiça Federal decretou a prisão temporária de 14 pessoas e nove foram alvos de condução coercitiva da PF.