Repórter Lívia Campos foi hostilizada no Estádio Mirandão em Araguaína.

A repórter Lívia Campos da TV Anhanguera saiu abalada do Estádio Mirandão, neste sábado (2), após ser hostilizada por dois torcedores do Araguaína, na cobertura da partida contra o Tocantinópolis, pelo campeonato Tocantinense Sub-19. Sindjor e profissionais da imprensa araguainense repudiaram ação de desrespeito contra a profissional.

Ela contou que ao final da partida, que terminou 2x2, desceu ao campo para desempenhar seu trabalho quando começou a ser alvo de insultos e xingamentos por dois torcedores. Frisou que o torcedor dirigiu a ela palavras que nenhuma mulher merece ouvir, principalmente no exercício de sua profissão.

"Só tinha eu de mulher. Fiquei anestesiada. Eu, enquanto profissional, nunca tinha passado por uma situação dessa, nem em jogo amador da minha cidade. Já cobri qualquer tipo de futebol possível, campeonato brasileiro série A, B,C, Campeonato Paulista. Nunca passei por isso. Isso não é normal" disse Lívia.

A repórter relatou que estava com o microfone na mão e ficou tão abalada que não conseguiu se concentrar. Disse ainda que o cinegrafista Marcos Humberto que a acompanhava no momento também ficou chocado e acabou não fazendo imagens do torcedor.

"A coisa foi tão hostil. Eu quis passar por cima, quis continuar trabalhando, mas não dei conta. Eu não conseguia me concentrar" desabafou.

O fato foi relatado por colegas em grupos da imprensa araguainense. Em nota, vários profissionais de Araguaína repudiaram os insultos machistas e manifestaram apoio a repórter.

"Ressaltamos que este não foi um caso isolado. No ano passado, a repórter Kelviane Oliveira do Programa Balanço Geral também foi vítima de insultos machistas por parte de um torcedor [no Estádio Mirandão.] Nós, profissionais, não nos envolvemos com resultados de campo. Não erramos gol, não batemos pênalti. Não temos que pagar por qualquer ódio de torcedor numa partida de futebol. Estamos no estádio para mostrar e respeitar um sentimento de milhares de brasileiros: a paixão pelo futebol. Exigimos respeito" diz trecho da nota.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Tocantins (Sindjor) também prestou solidariedade a Lívia Campos e repudiou a atitude do torcedor.

"É inadmissível que se utilize o xingamento e a desqualificação como forma de discordância, pior ainda quando isso se transforma em ofensas de cunho machista e sexista, demonstrando agressividade, falta de respeito e ética contra uma profissional mulher jornalista" afirma nota do Sindijor.

O Sindicato reforçou ainda que "nenhuma jornalista deve sofrer constrangimento, assédio e nem ser ofendida no seu exercício profissional. Repudiamos veementemente que atos dessa natureza aconteçam nos estádios de futebol do Tocantins e em qualquer outro espaço que ocupem ou trabalhem".

Ressaltou que os jornalistas têm como premissa "a responsabilidade social, a checagem dos fatos, o respeito às diferenças e não podemos aceitar ou tolerar que sejamos desrespeitadas no nosso ofício diário de informar".

Ao AN, Lívia agradeceu a todos os colegas de imprensa pela solidariedade e pela manifestação do Sindjor. Disse ainda que o torcedor foi identificado, mas não a procurou. Como ela não fez imagens no momento dos insultos, preferiu não fazer boletim de ocorrência.

Íntegra da Nota de Repúdio Sindjor Profissionais que repudiaram a ação desrespeitosa

Lucas Ferreira- TV Anhanguera

Elder Silva - TV Alvorada

Lucas Lima - TVA (Canal 9)

Kelviane Oliveira -  TV Record (Balanço Geral)

Lívia Campos - TV Anhanguera

Leyde Vieira - REDE TV- CANAL 20

RENATO GOMES REDE TV CANAL 20

PROGRAMA REPÓRTER ARAGUAÍNA.

Arnaldo Filho -Portal AF Notícias

Gláucia Mendes - Assessora de imprensa - Prefeitura de Araguaína

Mayara Abreu- Radio CBN- Araguaína

Jairo Santos - TV Anhanguera

Maykon Paiva - Tv Anhanguera

Lileco Silva -Tocantins FM

Fernando Almeida - Araguaína Notícias

Nico Lima - Programa Show de Bola

PROGRAMA ROTA - MAGNA CAVALCANTE

PROGRAMA ROTA - DELMA PATRÍCIA

Ramila Macedo -Araguaína Notícias

Márcia Costa ? Repórter da BAND Araguaína e AF Notícias

Gilvan de Sousa - Tem de Tudo Tocantins

Karla Gracielle - Repórter, BAND.

Diego Sobrinho - Repórter Tva  (canal 9)

Gracielle Gomes , gerente de Telejornalismo da Redesat

Fernando Souza Repórter cinematográfico PGM AGORA

Walison Silva repórter PGM AGORA