escolas municipais deixaram uma mensagem de cidadania e esperança de dias melhores para o país

A comemoração pelos 195 anos da Independência  do Brasil, em Araguaína, apresentou para o público uma série de bons exemplos. Organizado pela Prefeitura, o desfile aconteceu no percurso entre a Praça das Bandeiras e o Parque Cimba, com a participação de mais de duas mil pessoas.

O tema escolhido este ano, "Resgatando Valores", foi apresentado pelas escolas municipais. Nas faixas trazidas por cada pelotão, valores como ética, consciência ambiental, paz, respeito ao próximo, iam sendo apresentados ao público, que assistiam atentamente.

"Todos esses valores foram trabalhados nas escolas durante os preparativos para o desfile. A gente percebe a educação como berço para que eles cresçam em cidadania, valorizando o país e se sentindo como parte do todo",explicou o secretário municipal de Educação, Jocirley de Oliveira.

A estudante Larissa Sousa é aluna da Escola Municipal Simão Lutz e levou a faixa que destacava a importância da família. Ela só tem 9 anos, mas fez questão de comentar o tema que representava: "É bom que as famílias se interessem pelo que acontece na escola, que acompanhem a educação dos filhos. Meus pais sempre participam dos eventos da minha escola".

A Adir da Silva é um exemplo de mãe participante e acompanhou  do início ao fim o desfile do filho William, de 12 anos. O menino é cadeirante, mas fez questão de participar. "É a primeira vez que ele participa e está muito feliz. Quase não dormiu de tanta ansiedade", comentou.  "Nesse momento delicado que estamos passando, com tantas notícias que geram uma clima negativo, é importante despertar  em nossas crianças esse sentimento cívico, o amor pelo nosso país", pontuou o prefeito Ronaldo Dimas. O evento contou com as tradicionais fanfarras e a participação de grupos  como a Universidade da Maturidade (UMA), escolas estaduais, representantes da Maçonaria, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar,  que realizou uma demonstração da ação dos grupos táticos.