Deputado propõe título de Cidadão Tocantinense ao presidente Michel Temer.

O deputado Waldemar Júnior apresentou projeto na Assembleia Legislativa nesta terça-feira (12) que propõe a concessão do título de Cidadão Tocantinense ao presidente Michel Temer (PMDB) e ao ministro dos Transportes, Maurício Quintela.

A justificativa, segundo ele, é o reconhecimento pelo lançamento da obra de construção da ponte sobre o rio Araguaia em Xambioá.

O deputado Olyntho Neto (PSDB) também apresentou projeto para conceder título de cidadão tocantinense a um dos ministros de Temer. Olyntho quer homenagear o ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho.

As proposituras foram apresentadas em caráter de urgência e desagradou alguns deputados. Já que o principal homenageado, presidente Temer, tem rejeição de 95% da população e ainda tem sido apontado pela Polícia Federal como chefe do Quadrilhão, no qual teria recebido vantagem indevida de R$ 31 milhões. Temer pode ser alvo de uma provável nova denúncia do procurador-geral, Rodrigo Janot.

À reportagem, o deputado José Bonifácio criticou a escolha dos homenageados e falou que "a Assembleia precisa criar vergonha". "Um cara que tem 95% de rejeição. Vai ser denunciado daqui pra sexta-feira, e nós dando título pra ele? Isso vai servir de chacota. Infelizmente".

Também contrário a homenagem, Paulo Mourão (PT) afirmou que a Assembleia Tocantins tem banalizado o título de cidadão tocantinense, entregando-o sem critérios.

Mesmo com manifestações contrárias, a maioria dos deputados aprovaram a urgência para a votação dos projetos de lei que pretendem homenagear Michel Temer, Helder Barbalho e Maurício Quintela.