Os moradores da Casa do Idoso Sagrado Coração de Jesus tiveram uma manhã cheia de atividades, na última terça-feira, 12, com a visita dos estudantes de cursos profissionalizantes do Centro de Geração de Renda de Araguaína. A ação faz parte do Projeto Integrador, uma iniciativa dos alunos do curso de Cuidador de Idosos, ofertado por meio de parceria entre Prefeitura de Araguaína e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Além dos futuros cuidadores de idosos, a ação contou com a participação de parceiros, voluntários de outros cursos que resolveram participar e acadêmicos de odontologia de uma faculdade particular, um total de 63 pessoas ofertando diversos serviços como saúde bucal, barbeiro, cabeleireiro, maquiagem, manicure, e atividades terapêuticas, como jogos, pintura e artesanato.

De acordo com a enfermeira Maria Luiza Mota, professora do curso de Cuidador de Idosos, a turma conta com alunos de diversas faixas etárias, de 17 a 61 anos, e a iniciativa de realizar o projeto partiu de toda a turma, que já realizou outras ações, como visitas domiciliares, dando orientações sobre a segurança dos idosos no ambiente doméstico.

Conhecimento prático

A estudante Ciceronilda Carneiro conta que entrou no curso porque já cuidava da mãe, que tem 84 anos, e buscava conhecimento para melhorar nesses cuidados. A Valdeni Ribeiro também já tinha experiência no cuidado com idosos, mas resolveu buscar aperfeiçoamento e ter uma certificação para ingressar no mercado de trabalho.

"É muito bom participar de uma ação como essa, ter contato com os idosos. Isso me dá mais certeza de que é essa a profissão que quero seguir", relatou Valdeni.

O idoso Raimundo Castro aproveitou a visita para dar um jeitinho no visual, fez a barba e recebeu orientações sobre saúde bucal. Cheio de animação, ele contou diversos "causos" para os estudantes.

Mais cursos

De acordo com a coordenadora do Centro de Geração de Renda, Marizam Reis, estão abertas as inscrições para os cursos de recepcionista em Serviços de Saúde, confecção de tapetes de malha e reciclagem de jornais.

Para participar, os interessados devem comparecer à sede do Centro de Geração de Renda, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, munidos de documentos pessoais e comprovante de endereço. O centro está localizado na Rua Primeiro de Janeiro, nº 1.800, no Centro da cidade, em frente à Praça das Bandeiras.

Qualificação

Desde 2013, mais de quatro mil pessoas receberam qualificação profissional ofertada pela Prefeitura de Araguaína. Só pelo Centro de Geração de Renda, que está em funcionamento desde 2014, já foram qualificadas mais de 1.700 pessoas, com mais de 120 turmas formadas em diversos cursos.