Michel Temer visita região onde será construída a ponte que ligará Xambioá a São Geraldo.

O presidente Michel Temer assinou a ordem de serviço para construção da ponte sobre o Rio Araguaia. A solenidade ocorreu na manhã desta quinta (14) em Xambioá, região norte do estado, e contou com a partição do governador Marcelo Miranda, ministros e demais autoridades.

A ponte é aguardada há mais de 30 anos pela população da região, que até hoje fazem a travessia entre Xambioá e São Geraldo (PA), ligados pela BR-153, por meio de balsas.

A BR-153 é estratégica para os produtores da região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). A expectativa é de que a obra melhore a logística e a infraestrutura da rodovia.

Após as assinaturas das ordens de serviço, começam os trabalhos de contratação de mão de obra e mobilização. Com extensão de 1,7 mil metros, a ponte, antiga reivindicação da população da região, tem prazo de construção de três anos.

Segundo o Governo Federal, serão investidos R$ 132 milhões na obra, que deve começar até janeiro de 2018 e beneficiar mais de 40 mil pessoas.

A  demanda pela construção da ponte foi retomada com o apoio da bancada federal do Tocantins. Para o governador Marcelo Miranda, a construção da obra tem um significado especial para o desenvolvimento da Região Norte do País. "Esse ato concretiza o sonho da população de dois estados fundamentais para o desenvolvimento do Brasil" disse.

Já o presidente Michel Temer, afirmou que o governo está "no caminho certo para continuar a construir o Brasil."

Quando concluída, a ponte integrará duas das mais importantes rodovias do País: a Transamazônica e a Belém-Brasília. Além disso, fará a interconexão entre dos modais da hidrovia do Tocantins e a ferrovia de Carajás.