Hospital Regional de Araguaína.

O Hospital Regional de Araguaína (HRA) voltou a ser alvo de reclamações devido as condições precárias. Acompanhantes denunciaram à imprensa nesta quinta-feira (14) que os corredores estão lotados. A presença de lixo próximo aos pacientes, falta colchões e lençóis enquanto macas não são utilizadas, fazem parte do triste cenário denunciado pelos familiares.

Apesar de não ser a primeira vez que familiares denunciam a falta de lençóis e a presença de lixo nos corredores, o problema persiste e a indignação das pessoas que precisam utilizar dos serviços de saúde do hospital só aumentam.

Segundo um dos acompanhantes, enquanto muitos pacientes estão sendo atendidos nos corredores, existem macas que estão empilhadas que não são utilizadas. Outros ainda alegam que é necessário levar roupas de cama, travesseiros, lençóis e até mesmo comprar colchões, já que não há suficiente para todos os pacientes.

Por telefone, um servidor disse ao G1 que hospital não tem condições de receber tantos pacientes, mas que isso se faz necessário uma vez que não tem outro lugar para serem atendidos.

O que diz a Sesau

Ao Araguaína Notícias, a Secretaria de Estado da Saúde (SESAU) informou que algumas alas do HRA estão passando por reforma. E que alguns mobiliários, como é o caso de macas, estão dispostas em uma sala aguardando secagem para posterior pintura. Assim que estiverem prontas, as macas serão disponibilizadas aos pacientes.

Quanto ao serviço de enxoval, a Secretaria explicou que o hospital dispõe de lençóis e que está finalizando o processo licitatório para contratação da nova empresa que será responsável por este serviço.

Por fim, a Sesau ressaltou que o hospital é uma unidade porta aberta do Sistema Único de Saúde, que recebe grande demanda de pacientes do Tocantins e de estados vizinhos e que os profissionais atuam com humanização para oferecer o melhor atendimento dentro da estrutura.