Atualmente, a travessia da BR-153 entre os estados do Tocantins e Pará é realizada por balsas pelo Rio Araguaia

Aponte que ligará as cidades de Xambioá, no norte do Tocantins, a São Geraldo do Araguaia, no Pará, além de trazer melhorias para a vida da população local, será um divisor do desenvolvimento da região. Atualmente, a travessia no trecho é feita de balsa pelo Rio Araguaia, o que onera e deixa mais lento o transporte de mercadorias. Quando concluída, a ponte integrará duas das mais importantes rodovias do País: a Transamazônica e a Belém-Brasília. Além disso, fará a interconexão entre dos modais da hidrovia do Tocantins e a ferrovia de Carajás.

Para o presidente da Associação dos Pequenos Produtores do Projeto Agrícola de Limeira, Antônio Albertino Pereira, a nova ligação terrestre facilitará o escoamento da produção. "O tráfego na balsa é um transtorno. Com a ponte, fica bem mais fácil a questão do frete, pois já não paga a travessia no barco. Para nós, a ponte é o que mais esperávamos", afirma.

"É uma obra muito importante para a região, uma vez que liga tanto a região norte tocantinense quanto a região do sul do Pará, que são regiões produtivas que tem seu desenvolvimento prejudicado em função da falta de uma ligação como essa", disse o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Tocantins, Eduardo Suassuna.

Para a prefeita da cidade, Patrícia Evelin (PMDB), a obra trará grandes benefícios, como a geração de trabalho e renda: "a obra nos tornará ainda mais valorizados, porque o progresso vai passar por aqui e vai ficar aqui". Patrícia também ressaltou que a construção do empreendimento irá fomentar a implantação de empresas na cidade e incentivar o comércio e a prestação de serviço local.

A vice-governadora do Tocantins, Cláudia Lelis (PV), também destaca que a ponte beneficiará toda a cadeia produtiva de grãos, minérios, agropecuária e indústrias da região. "Essa obra vai poder fazer um eixo de ligação importantíssimo entre a Região Norte e todas as regiões do País", afirmou.

Assinatura das ordens de serviço

O presidente da República, Michel Temer, participa, nesta quinta-feira (14), da assinatura das ordens de serviço para a construção da ponte que ligará os municípios de Xambioá, no Tocantins, e de São Geraldo do Araguaia, no Pará. Serão investidos R$ 132 milhões na obra, que deve começar até janeiro de 2018 e beneficiar mais de 40 mil pessoas. A previsão de conclusão é de 3 anos.

Leia+

http://araguainanoticias.com.br/noticia/31003/temer-assina-ordem-de-servico-para-construcao-da-ponte-sobre-o-rio-araguaia/