Durante a simulação, a comunidade recebeu orientações sobre os procedimentos a serem adotados em caso de acidentes.

Como parte da programação da Semana Nacional do Trânsito (SNT) 2017, a Prefeitura de Araguaína, por meio da Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT), em parceria com outras instituições, deram início na manhã de hoje às ações educativas para alertar a população sobre os cuidados a serem tomados no trânsito como forma de contribuir para a redução de acidentes. Entre elas, a simulação de um acidente que chamou a atenção de quem passava pelo local.

A simulação de acidente, no cruzamento da Avenida Santos Dumont com a Rua F, envolveu um carro de passeio e uma motocicleta. Na apresentação, a comunidade teve a oportunidade de ver como atuam as equipes de resgate do Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

"Nesta simulação, vimos que o condutor do automóvel não utilizava o cinto de segurança e a motociclista não estaria com a trava do capacete fechada, que são situações comuns nas ocorrências que atendemos aqui em Araguaína", explicou Sanicler Silva, técnico socorrista do SAMU.

Muitas pessoas se aglomeraram para ver o que acontecia e, à medida em que a situação se desenrolava, receberam orientações sobre os procedimentos em caso de acidentes, como não movimentar as vítimas. O idoso Hilário Araújo, acadêmico da UMA//UFT, assistiu à simulação até o final. "O trânsito de Araguaína é muito difícil, é preciso ter o máximo de cuidado para evitar acidentes", comentou.

Colaboração de todos

A solenidade de abertura da SNT aconteceu no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e ainda contou com uma apresentação de dança da Universidade da Maturidade da Universidade Federal do Tocantins (UMA/UFT).

O superintendente da ASTT, Sheldon Sá, destacou a grande frota de veículos automotores existentes em Araguaína, cerca de 110 mil, número que é diariamente ampliado em cerca de 20% por veículos visitantes e, para que todos possam trafegar com segurança é importante que haja a colaboração de todos.

"Nosso trânsito mata como uma epidemia, precisamos unir forças para reduzir os números alarmantes de acidentes", ressaltou.

Palestras educativas

Durante toda a semana haverá palestras educativas em doze escolas, nos turnos matutino e vespertino. Na manhã de sexta-feira, 22, a partir das 8 horas, haverá blitz educativa com a entrega de adesivos e panfletos aos condutores em frente ao 2º Batalhão da Polícia Militar (BPM).

Além das equipes da ASTT e Detran, são parceiras do evento: Polícia Militar (PM), Vigilância em Epidemiologia, Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (SAMU), Núcleo de Educação em Urgências (NEU), Liga Araguainense do Trauma de Enfermagem do Centro Universitário Itpac (LATE) e Corpo de Bombeiros.

Programação Dia 18 (segunda-feira)

8h ? Abertura Semana Nacional do Trânsito Araguaína;

9h ? Simulação de acidente;

13h ? Palestra educativa (Escola Municipal Meu Castelinho, Rua 33, s/n ? Setor Oeste);

15h - Palestra educativa (Escola Municipal Olavo Bilac, Avenida Flor de Lis, s/n ? Jardim das Palmeiras).

Dia 19 (terça-feira)

7 às 13h ? Ciclo de palestras educativas (Escola Municipal Moderna, Rua Rodoviária, nº81- Setor Barros);

8 às 14h ? Ciclo de palestras educativas (Escola Municipal Zeca Barros, Rua Cantinho do Vovô, nº473 ? Vila Santiago);

9 às 15h - Ciclo de palestras educativas (Escola Paroquial Luiz Augusto, Rua Humberto de Campos, nº 527 ? Bairro São João).

Dia 20 (quarta-feira)

7 às 13h Ciclo de palestras educativas (Escola Joaquim Sabino, Setor Lago Azul);

9 às 15h ? Ciclo de palestras educativas (Escola Municipal Manoel Lira, Rua 30, s/nº - Nova Araguaína);

10h ? Palestra educativa (Escola Estadual Sancha Ferreira, Rua Barbacena, nº148 ? Tecnorte).

Dia 21 (quinta-feira)

7 às 13h - Ciclo de palestras educativas (Escola Municipal Léia Raquel Dias Mota. Rua Butiá, s/nº - Vila Ribeiro);

9 às 15h - Ciclo de palestras educativas (Escola Municipal José Ferreira, Rua Camargo de Ferraz, s/nº - Céu Azul).

Dia 22 (sexta-feira)

8h - Blitz Educativa nas proximidades do 2º BPM;

13h ? Palestra educativa (Escola Cesar Belmino, Av. Brasil, s/nº - Setor Tereza Hilário);

15h ? Palestra educativa (Escola Tereza Hilário, Rua do Colégio, nº156 ? Setor Raizal).