Com o ministro interino do Meio Ambiente, Marcelo Cruz, Claudia Lelis leva a força tarefa de combate às queimadas

A governadora em exercício Cláudia Lelis recebe o ministro interino do Meio Ambiente, Marcelo Cruz e levam força tarefa de combate às queimadas para Ponte Alta do Tocantins nesta terça-feira, 19, às 10 horas. A ação integrada de sensibilização contra as queimadas e incêndios florestais, e contra os malefícios causados ao meio ambiente e à saúde humana faz parte da campanha estadual Prevenir é o nosso Foco. As atividades são realizada com a população urbana e rural.

A agenda do ministro interino do Meio Ambiente no Tocantins terá início às 8 horas, quando acompanhado pela governadora em exercício Cláudia Lelis, visitará a Sala de Situação da Defesa Civil, onde vai verificar o índice de queimadas que estão ocorrendo no Estado, no período da seca, com objetivo de intensificar as ações nos pontos em que a situação esteja mais crítica.

Força Tarefa

Na última sexta-feira, 15, a governadora em exercício recebeu o mais novo aliado da Força Tarefa de Combate as Queimadas no Tocantins, o Governo Federal que, por meio do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), garantiu o reforço das atividade de combate as queimadas  com a seção de duas aeronaves do Ibama às atividades da força-tarefa.

 Parceiros

Os órgãos estaduais que se uniram para atuar na força-tarefa e atingir o maior número de pessoas são: Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh); Corpo de Bombeiros do Tocantins, por meio da Defesa Civil Estadual; Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins); Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA); Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins); Agência de Defesa Agropecuária (Adapec); Instituto de Terras do Tocantins (Itertins); a Secretaria de Estado da Segurança Pública, por meio da Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema); além do apoio do Exército Brasileiro e do Ibama.