Dione Peterson e Edmilson Carvalho garantiram a participação no Sulamericano de Karatê das entidades WKC e PKC

Os atletas e professores da Rede Municipal de Ensino de Araguaína Dione Peterson e Edmilson Carvalho conquistaram, respectivamente, medalhas de ouro e bronze na modalidade shiai-kumite (luta por pontos) do Campeonato Nacional de Karatê Esportivo, realizado no último final de semana em Belém (PA).

Dione Peterson conquistou o ouro também na modalidade kata, modalidade análoga à ginástica olímpica, em que a performance do atleta é avaliada por cinco juízes. A competição é um seletivo para participação no Campeonato Sulamericano das entidades WKC e PKC, previsto para 25 de novembro, em Sergipe.

O campeonato contou com a participação de mais de 400 atletas, de sete Estados. A delegação araguainense foi composta por 37 pessoas, sendo 30 atletas.

Inclusão social

A Prefeitura de Araguaína mantém o Projeto "O Karatê como é, na escola e para todos", atendendo gratuitamente mais de 300 pessoas, de 6 a 40 anos, das comunidades dos setores Lago Azul e Céu Azul. As aulas são ministradas pelos professores Dione Peterson, Edmilson Carvalho e César Fernandes (Shina) nas escolas municipais dos referidos setores.

"O esporte precisa ser visto como ferramenta de mudança para tornar as pessoas melhores. Enquanto os meninos estiverem se dedicando aos treinos, buscando medalhas, não estarão buscando outros horizontes menos luminosos", destacou Dione Peterson.