Em reunião realizada hoje, 20, na Prefeitura de Araguaína, foi apresentado aos técnicos da Informação (TI) do Município o Projeto Araguaína Conectada. A apresentação faz parte do processo de implantação do projeto, que tem como principal objetivo construir uma infraestrutura de telecomunicações interligando o Sistema de Vídeo Monitoramento Urbano e órgãos públicos municipais para disponibilizar internet gratuita em diversos pontos da cidade.

Todos os equipamentos necessários para a implantação da rede já estão sendo orçados e será lançado edital para contratação da empresa responsável pela instalação e manutenção do sistema. O Araguaína Conectada tem um prazo de implantação de seis meses, após a contratação da empresa.

De acordo com o presidente do Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável, Tiago Dimas, já são alguns meses todos dedicados ao desenvolvimento do projeto. "Nesta reunião, o objetivo principal foi apresentar aos técnicos o que está no edital, todos os equipamentos que serão necessários para a implantação do sistema em Araguaína. Afinal eles vão fazer parte de todo o processo, atuando em secretarias, unidades básicas de saúde e outros locais", explicou.

O presidente acrescentou que o projeto é para que a gestão fique mais eficiente e modernizada. "Vamos estar ofertando um serviço com maior qualidade e rapidez reduzindo gastos e aumentando agilidade no atendimento ao cidadão", completou.

Araguaína Conectada 

O Projeto Araguaína Conectada promoverá internet nas escolas municipais aprimorando o acesso ao conhecimento, pesquisas e aprendizado. Terá também internet nas principais praças do Município, proporcionando a inclusão digital e a democratização da internet.

O projeto visa também garantir a provisão de conectividade eficaz nos polos de desenvolvimento, como instrumento de atratividade de novos investimentos para o Município.

Sistema de Videomonitoramento Urbano

O videomonitoramento terá uma rede de transmissão e recebimento de dados. Na sala do sistema serão instalados bancada de operações, equipamentos, sala de comunicação integrada, monitores e videowall.

Já foram definidos pela equipe os 80 pontos com endereços e localização de onde serão instaladas as câmeras de alta tecnologia do sistema.