Profissionais da Educação em Palmas decidem manter greve.

Os trabalhadores da rede municipal da educação de Palmas decidiram continuar a greve iniciada no dia 5 deste mês. Como não houve reunião com o prefeito Carlos Amastha (PSB), seis servidores decidiram iniciar uma greve de fome por tempo indeterminado na noite desta quarta-feira (20).

Segundo o  Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Tocantins (SINTE-TO), o objetivo é pressionar o Executivo a negociar as demandas da categoria. A última refeição dos seis servidores ocorreu por volta das 17h30.

Os profissionais ocupam a Câmara Municipal de Palmas há oito dias, mas uma liminar da Justiça determinou aos professores que desocupem o Legislativo. Mesmo com a determinação, o Sintet informou que a categoria permanece no local de forma ordeira e pacífica até que seja feita negociação satisfatória à classe.

O presidente regional do Sintet, Fenando Pereira, disse à imprensa que o acampamento e os equipamentos foram retirados, porém a ocupação na Câmara Municipal continua.

"Acabando o expediente nós vamos para os 13 gabinetes a convite dos próprios vereadores e quando abrir o expediente nós iremos ocupar a Plenária", avisou Fernando.

Sem negociação

Em coletiva de imprensa, na manhã desta terça-feira, 19, Amastha foi taxativo ao afirmar que vai descontar o salário dos servidores desde o primeiro dia de paralisação e que não vai negociar o corte de pontos, que já está sendo feito.

"Nós estamos falando de gente que estão faltando ao trabalho, porque greve não é. Essa greve não existe porque foi declarada ilegal. Quem não trabalhou não vai receber por não trabalhar", declarou Amastha. "Ninguém vai negociar absolutamente nada de uma greve que foi declarada ilegal. Não existe negociação para acabar com essa greve, ninguém está negociando um ato ilegal", asseverou o prefeito.

Amastha afirmou ainda que era a primeira e última vez que se referia a greve. Segundo ele quem está "cuidando" desse impasse é o professor Danilo de Melo, que é o secretário municipal de Educação. (Com informações do CT)