Psicóloga Ivana de Moura

Um tema delicado e pouco discutido na sociedade. Ainda existem muitas dificuldades quando se trata de suicídio. Em entrevista ao Araguaína Notícias, a psicóloga Ivana de Moura falou da importância campanha Setembro Amarelo. Ela comentou sobre como identificar sinais de pessoas que pensam em suicídio e como ajuda-las.

Para a psicóloga, o assunto deve ser conversado na família, na escola, na igreja e até mesmo no trabalho. É um problema que envolve toda a sociedade. "Não falar sobre o suicídio aumenta o problema", considera Ivana.

Sinais

Ela orienta observar alguns sinais tendenciosos ao suicídio. "Se a pessoa teve uma mudança significativa de comportamento, se perdeu interesse pelas atividades que ela fazia anteriormente, se ela mudou a aparência. São uma série de fatores".

E destaca ainda que pessoas com transtorno emocional, como depressão, transtorno bipolar, ou mesmo dependência química são as mais propensas a ideais suicidas.

"A pessoa que pensa em cometer suicídio, ela pode chegar a realizar o suicídio sim. Isso é muito sério. Tem que ser comunicado à família. Tem que ser tomado providências. As pessoas podem ajudar, se aproximar. Esse assunto é tabu, e difícil de ser conversado".

Como ajudar

Ivana reforça que a campanha "Setembro Amarelo" é importante justamente para sensibilizar as pessoas e prestar mais ajuda àqueles que estão em estado de sofrimento emocional em risco de suicídio.

Ao contrário do que se pensava, de que não deveria falar sobre o assunto, Ivana ressalta que isso é "tabu". "Durante muito tempo as pessoas tinham medo de que falando no suicídio aumentasse a incidência. E isso não é verdade". O "é importante falar. Vamos falar sobre suicídio" completa.

A psicóloga explica que quando a pessoa tende ao suicídio, ela se encontra em extremo estado de sofrimento, desvalorizada e pensa que não há mais saída, a não ser tirar a própria vida. "Então, ela precisa ser ajudada profissional e pessoalmente. Não falar sobre esse assunto não melhora o problema, agrava o problema e aumenta o risco de suicídio" conclui.

Leia+

http://araguainanoticias.com.br/noticia/31421/setembro-amarelo-colaborares-da-upa-e-hma-recebem-palestra-sobre-prevencao-ao-suicidio/