Segunda etapa do projeto #TOnoEnemAulão foi realizado neste sábado, 23, em Palmas.

Aprendizado, determinação e confiança para encarar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi o saldo da segunda etapa do projeto #TOnoEnemAulão, realizado neste sábado, 23, em Palmas. A afirmação é dos alunos que participaram das aulas promovidas pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc).

Divididos em dois turnos, cerca de 600 estudantes compareceram ao auditório do Quartel Geral da Polícia Militar.  Quem participou do aulão, garante que vale a pena o estudo extra. "Tem sido um reforço maravilhoso. Os professores são muito bons, as aulas são divertidíssimas e tudo de graça. Pagar um cursinho desse nível é impossível pra maioria dos que estão aqui. Vim no primeiro,  no segundo, e quero vir em todos os aulões", relatou a estudante Beatriz Mendes, do Centro de Ensino Médio Santa Rita de Cássia.

Mateus Marcos Silva Soares, aluno do Centro do Ensino Médio Castro Alves, também aproveitou cada instante do aulão para potencializar o aprendizado que segundo ele, será decisivo para um bom desempenho no exame. "Estou achando excelente. A aula é tão boa que a gente não quer perder nem um minuto do que está sendo ensinado. Com certeza esse projeto vai ajudar muitos alunos a entrarem na faculdade,  e eu espero ser um deles", disse confiante.

Professores preparados

Os aulões são realizados aos sábados com a participação de professores da rede estadual de ensino, e voluntários,  todos com experiência em preparação para o Enem e em cursinhos pré-vestibulares.

Um dos voluntários do projeto é o professor Júnior Geo que tem quase 20 anos de experiência em cursos preparatórios. O educador, que usa a  irreverência para ajudar os alunos na fixação do conteúdo de geografia, arrancou gargalhadas dos estudantes e deu dicas importantes para memorização.

Segundo ele, além de contribuir para o conhecimento dos candidatos do Enem, o aulão também funciona como uma ferramenta motivacional. "A Seduc está de parabéns pela iniciativa que não só oportuniza o complemento do aprendizado, como também eleva a autoestima desses jovens. É uma forma de valorização. É algo que faz toda a diferença nessa reta final e que os  leva a se dedicarem ainda mais, por estarem confiantes", enfatizou Júnior Geo.

Material didático

Além da realização das aulas, os alunos e professores contam ainda com um material produzido especificamente para o projeto. A apostila foi elaborada pela equipe técnica da Seduc de acordo com as últimas edições do Enem e apresenta as questões mais recorrentes no exame, conforme um estudo estatístico realizado pela Pasta.

Segundo o gerente do Ensino Médio da Seduc, Edson Carlos Mendes dos Santos, o material de apoio está sendo distribuído para todos os 16 mil alunos da rede estadual de ensino, matriculados no 3ª série do ensino médio. "Cerca de quatro mil professores, que trabalham com os alunos concluíntes, também estão recebendo o material completo com questões respondidas e comentadas, para que eles possam tirar as dúvidas dos estudantes rapidamente", frisou.

Próximas edições

Os alunos de Palmas, Miracema, Gurupi e Araguaína, que desejam participar do projeto, devem se inscrever semanalmente no site www.seduc.to.gov.br. Os estudantes são focados na revisão dos conteúdos de Física, Química, Matemática, Geografia, História, Biologia, Português e Redação.

Os próximos aulões acontecerão nos seguintes locais: Em Palmas, no auditório do Comando Geral da Polícia Militar (QCG); em Miracema, na sede da Diretoria Regional de Educação (DRE); em Gurupi, no Centro de Ensino Médio (CEM) Arizinho; e em Araguaína, no auditório do Itpac.

As aulas também serão disponibilizadas em forma de videoaulas no site da Seduc para que os alunos de todo o Tocantins possam também usufruir do material.