140 famílias do setor Alto Bonito devem ser despejadas.

Ao menos 600 pessoas que moram no setor Alto Bonito em Araguaína, devem ser retiradas de suas casas. O mandado de reintegração de posse da área já foi expedido pela Justiça e pode ser cumprido a qualquer momento.

A disputa judicial da área do setor Alto Bonito, na época Chácara Buriti, começou no ano de  2002  e a decisão final da Justiça ocorreu em 2015. Não há mais recurso e uma imobiliária é a proprietária do terreno.

Ao longo de 15 anos o município fez benfeitorias e  os imóveis se valorizaram nesse período. Há asfalto, iluminação e uma creche. Além de linhas de ônibus, água tratada e vários estabelecimentos comerciais.

Entretanto, o valor de indenização é bem menor,  pois o que vale é o da época do início do loteamento.  Na área estão 140 residências, onde moram ao menos 600 pessoas.

Como o processo foi transitado e julgado, isto é, não cabe mais recurso, a ordem pode ser cumprida. Diante do risco eminente, integrantes da comunidade pediram ajuda no sentido de negociar com o dono da área.

Em um documento encaminhado à Câmara de Araguaína, no último dia 19, a Defensoria Pública busca ajuda para encontrar uma solução. "A situação é preocupante, pois se concretizada for a medida, aproximadamente 600 pessoas, ou mais, poderão, num único ato, serem desalojadas". Frisa o Defensor Público Sandro Ferreira, que assinou o documento.

A Câmara debateu nesta segunda-feira (25) o tema e aprovou a realização de uma sessão com a presença da comunidade do setor Alto Bonito para encontrar solução e evitar a reintegração. O requerimento é de autoria do vereador Terciliano Gomes. A proposta é fazer um acordo com o dono da área e os moradores comprarem o terreno, parcelado.