Deputado Olyntho Neto (PSDB).

A Assembléia Legislativa inicia os trabalhos da Comissão Especial do Novo Código Florestal do Tocantins. A comissão foi instalada nesta quarta-feira, 27, tendo o deputado Olyntho Neto (PSDB) como presidente, ele também é o autor do Requerimento que cria a Comissão Especial, Eduardo do Dertins (PPS), vice-presidente e o deputado Wanderlei Barbosa (SD) foi nomeado relator.

A comissão irá realizar um estudo minucioso a ser desenvolvido levantando informações junto à população de todo o Estado, para análise e criação do novo Código Florestal do estado do Tocantins.  A meta principal é permitir o crescimento do setor produtivo, com proteção e preservação do meio ambiente, controle de desmatamento, conservação, extrativismo, delimitação de áreas de proteção permanente (APP), reserva legal, e toda gestão que envolve as questões ambientais e recursos naturais do Estado.

O novo Código Florestal irá adequar a legislação estadual à realidade atual em que o estado do Tocantins se encontra promovendo não somente a preservação, recuperação e conservação ambiental, mas proporcionando condições de desenvolvimento e crescimento do setor produtivo.

"O Código Florestal não é uma garantia apenas de preservação ambiental. É também uma ferramenta importante para que nós saibamos utilizar nosso potencial agropecuário e de exploração do potencial mineral, por exemplo.  Somente um estudo detalhado e responsável poderemos garantir sustentabilidade a longo prazo", explicou Olyntho.

O Deputado faz uma análise importante sobre a necessidade da implementação de um novo Código Florestal no Tocantins. "o desenvolvimento econômico deve estar em concordância com o uso sustentável dos recursos florestais. Nesse sentido, se faz necessária uma Política Florestal atual e arrojada, que promova a sustentabilidade econômica do Tocantins e que sirva para atrair investimentos e crescimento na produção", ponderou Olyntho.