Manequins foram usados para realizar as massagens cardíacas

No Dia Mundial do Coração, 27 de setembro, profissionais do Serviço Móvel de Urgência (SAMU/192) de Araguaína realizam o Dia "D" de Reanimação Cardiorrespiratória usando manequins, em vários pontos da cidade. Muitas pessoas tiveram a oportunidade de aprender a fazer massagem cardíaca, para realizarem quando estiverem em situação em que alguma pessoa precise de reanimação.

José Barros Filho ficou atento nas explicações dos instrutores do SAMU.  "Gostei muito, fiquei sabendo que não precisa fazer só a respiração boca a boca, eu posso também apertar entre os mamilos com as duas mãos para a pessoa respirar com a massagem cardíaca", disse.

De acordo com a enfermeira do Núcleo de Educação em Urgência do SAMU, Áurea Santos, o projeto está sendo realizado pela primeira vez no Município.  "Estivemos em vários locais e foi bastante positivo. A população foi bem receptiva e o nosso principal objetivo de passar os primeiros socorros é para manter a pessoa viva até que chegue os serviços de atendimento. Enquanto existir vida, a gente precisa trabalhar para proteger", explicou.

Parada cardiorrespiratória

Os sintomas de uma pessoa com parada cardíaca são inconsciência, ausência de pulso, ausência de movimentos ventilatórios (apneia) ou respiração. A prioridade de atendimento da parada cardiorrespiratória (PCR) e a rapidez e a eficácia das intervenções adotadas são fundamentais para que o paciente seja reanimado.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 30% das mortes no Brasil são por causas cardiovasculares, resultando em 300 mil óbitos/ano.  Com dados da Secretaria Municipal da Saúde, 87 pessoas morreram em Araguaína por problemas cardíacos em 2017.

A ação do SAMU contou com a parceria de alunos do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), acadêmicos de medicina do Centro Universitário Itpac e enfermeiros do Hospital Municipal Eduardo Medrado.

Instruções em reanimação

Nos locais onde as massagens eram ensinadas, algumas instruções também eram repassadas por meio de panfletos e explicações. Uma delas é o procedimento para a reanimação de parada cardiorrespiratória para pessoas não-treinadas.

O primeiro passo, segundo as instruções, é garantir a segurança da cena onde ocorre a parada, segundo é verificar se há resposta da pessoa, o terceiro passo é chamar por socorro ou pedir para alguém ligar para o SAMU. O quarto passo para quem não recebeu o treinamento da massagem é seguir as instruções da atendente do SAMU e verificar se há respiração. Por último, a orientação é sempre ouvir atento as instruções da telefonista até que o socorro chegue.

Para quem já é treinado para realizar a massagem cardíaca, as instruções seguem iguais até o terceiro passo. Após ligar para o SAMU, manter o telefone em viva voz, verificar se há respiração e iniciar a reanimação cardiorrespiratória com compressões torácicas. Depois, seguir as orientações da telefonista e por último, caso não haja respiração, solicitar que alguém pegar o desfibrilador externo automático, se disponível.