Delegados recém-possados falam de ações nestes 3 meses de atuação em Araguaína.

Noventa dias após a implantação da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa e a posse de 16 novos delegados, a Polícia Civil fez um balanço positivo do trabalho em Araguaína. Para comentar sobre as ações na cidade, o AN entrevistou cinco delegados, -- um veterano e quatro recém-empossados. Eles relataram os desafios enfrentados, os resultados já alcançados e a expectativa de trabalho.

Delegado Regional

O delegado recém-empossado, Bruno Boaventura (35 anos), que é goiano, assumiu há 90 dias o comando da Delegacia Regional de Araguaína.  Ele frisou que mesmo sendo novato, aceitou o desafio, propôs uma nova forma de trabalhar e contou com o engajamento das equipes. Bruno também fez uma avaliação positiva do trabalho, mencionou a volta da sensação de segurança e pontuou as principais melhorias.

--Dois fatores que eu acho mais importantes: A criação da Delegacia de Homicídios, com uma equipe especializada, tanto entre escrivães, agentes, e os delegados [Rérisson e Guilherme].  [Eles] formaram uma dupla invejável até para outras delegacias do estado. (...) Essa expertise da equipe tem trazido um grande resultado. E por último, quero ressaltar que nós estamos criando o Setor de Inteligência da 1ª DRP.

Veterano José Rérisson

Já o delegado veterano José Rérisson Macedo Gomes, com 17 anos de experiência, titular da recém-criada Delegacia de Homicídios, relembrou que com o pequeno efetivo o "fardo era pesado". No entanto, com achegada dos novos colegas, o trabalho de investigação se tornou "magnífico" e Polícia Civil iniciou uma "nova fase" em Araguaína.

--Agora se torna um fardo onde a gente pode cada um dar a sua contribuição da melhor forma, pra que a gente possa restabelecer a sensação de segurança em Araguaína. (...) Tanto que um privilégio que a gente pode dizer, de poucos anos que já se viu isso, onde nós passamos cerca de 30 dias sem o cometimento de um homicídio na cidade de Araguaína. Então isso aí veio a calhar com a vontade, com o desejo da população, que era ter essa sensação de segurança.

Luis Gonzaga

O terceiro entrevistado foi o delegado Luis Gonzaga da Silva Neto (30 anos), natural do Pernambuco, recém-chegado ao Tocantins e titular da 2ª Delegacia. Ele ressaltou a carência de efetivo anterior a sua chegada e ponderou sobre a falta de estrutura. No entanto, observou a harmonia entre os órgãos de segurança e destacou a excelência no serviço da PC de Araguaína.

--Sem dúvida Araguaína estava carente de um efetivo maior de delegados. Com a chegada dos novos delegados, sem dúvidas houve uma melhora de 500% na eficiência.  (...)Outro ponto importante é que tivemos uma receptividade muito boa por parte da OAB, do Ministério Público Estadual e do oder judiciário. Quem só tem a ganhar é a sociedade.

Ana Maria

A quarta entrevistada é a delegada Ana Maria Varjal (28 anos), também pernambucana e recém-chegada a Araguaína. A titular da 2ª Delegacia de Polícia falou dos "grandes" desafios e disse que ainda falta estrutura de trabalho. Mas apontou avanços com a chegada dos 16 novos delegados em Araguaína.

--A gente ainda precisa de mais, porque Araguaína é uma cidade grande com vários tipos de crime, várias atuações de organizações criminosas. Então para que a PC tenha realmente uma atuação efetiva, precisa de uma estrutura melhor. Apesar que já tem melhorado. A gente pensa que o futuro seja a partir daqui e que não regrida.

Amaury Marinho

Nosso último entrevistado foi o delegado Amaury Marinho (28 anos), natural de Sergipe e titular da Delegacia Especializada de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos- DERFRVA.  Ele disse que as expectativas são das "melhores", assegurou ter prazer pelo trabalho e veio para ser útil na Segurança Pública.

--Araguaína para mim é um grande desafio, pois existem muitas demandas a serem atendidas. Todavia me dedicarei o máximo para cumprir com as demandas sociais desse povo!  Minhas expectativas são as melhores possíveis, tendo em vista que eu gosto muito de ser policial e de poder ajudar a população de forma direta e imediata.

Confira na íntegra a entrevista com os delegados

http://araguainanoticias.com.br/noticia/32187/delegado-regional-de-araguaina-bruno-boaventura-investigacoes-nao-vao-morrer-na-praia/

http://araguainanoticias.com.br/noticia/32190/delegado-rerisson-destaca-que-nos-ultimos-90-dias-pc-tem-feito-um-trabalho-magnifico/

http://araguainanoticias.com.br/noticia/32194/luis-gonzaga-com-chegada-de-novos-delegados-houve-melhora-de-500-na-eficiencia/

http://araguainanoticias.com.br/noticia/32198/delegada-ana-maria-estamos-dando-uma-nova-cara-para-policia-civil/

http://araguainanoticias.com.br/noticia/32201/delegado-amaury-primeiros-dias-tem-sido-de-pouco-sono-e-muito-trabalho/