Camponeses acampam sobre os trilhos da ferrovia em Palmeirante

A respeito do bloqueio no kM 421 da ferrovia Norte-Sul, próximo a Palmeirante, iniciado na manhã desta segunda-feira (9), a VLI, empresa que controla o tramo norte da Ferrovia, disse em nota ao AN que vai recorrer à Justiça para reintegração.

A Empresa informou que integrantes do movimento da Articulação Camponesa de Luta pela Terra e Defesa dos Territórios do Tocantins ocuparam a linha férrea "de forma irregular e ilegal" e "colocaram obstáculos sobre a via, impedindo a circulação de trens".

A VLI disse que a"invasão não tem qualquer relação com a Ferrovia Norte Sul, pois os manifestantes estão exigindo ações de órgãos estaduais e federais para investimentos nas comunidades campestres. A situação é inaceitável e prejudica a atividade da empresa e dos usuários do transporte de cargas no corredor Centro-Norte, que engloba os estados do Tocantins e Maranhão".

Por fim, afirmou que buscará as providências judiciais para obter no menor espaço de tempo a devida reintegração do trecho da ferrovia. Esclareceu ainda que a obstrução de ferrovia federal é crime e que a empresa representará perante o Ministério Público Federal.