Vereadores debatem requerimento de moção de Aplausos ao Dep. Estadual Eli Borges.

A sessão da Câmara de Araguaína desta segunda-feira (9) foi polêmica em virtude de uma proposta de moção de aplausos ao deputado Eli Borges (PROS). Isso porque ele votou pela retirada dos R$ 45 milhões da duplicação da TO-222, entre Araguaína e Novo Horizonte.

Os parlamentares ficaram numa saia justa.  Se votassem contra, iriam constranger o autor da moção, o colega Wagner Enoque. Se votasse a favor de Eli, a Câmara estaria aplaudindo a promessa de deputado que ajudou retirar R$ 45 milhões de Araguaína.

Diante disso, os vereadores contrários à moção optaram pela abstenção e evitaram homenagem a Eli. Já, em seguida a Câmara aprovou uma moção à deputada Luana Ribeiro, por destinar emenda à Comunidade Vida Nova. Porém, assim como no caso de Eli, que destinou emenda para a mesma entidade, o recurso ainda não foi liberado.

Antes da votação a discussão foi intensa e prolongada. Inclusive, o vereador professor Delan pediu aos colegas para parar com o "lenga lenga" e votar logo a matéria. O vereador Ferrerinha, que se engajou na luta pelos recursos da TO-222, disse que é preciso "separar o joio do trigo".  "Ela foi [Luana Ribeiro] favorável a Araguaína. (...) Já eu não comungo da moção do deputado Eli Borges. (...) Ele falou um monte de asneiras." Destingiu o parlamentar.

O vereador Gipão disse que admira Eli Borges, mas disse que não aplaude uma promessa e provocou. "A minha preocupação é do vereador Wagner Enoque ser frustrado lá na frente. Daqui seis meses ele dizer que o dinheiro não veio. Já vi muito isso aqui. Vou me abster do voto porque a Câmara está dando uma moção de aplausos por uma promessa. Se o deputado colocar o dinheiro, eu quero que ele esfregue isso na minha cara", desafiou o vereador, ressaltando que não é por mágoa do ocorrido em Palmas.

Já o vereador Leonardo Lima disse que não votava contra, por respeito ao colega, mas foi enfático ao defender sua abstenção. "Todo deputado que participou, que votou contra Araguaína, eu serei radicalmente contra".

Mudaram posicionamento

Os vereadores Geraldo Silva e Divino Bethânia chegaram a antecipar voto a favor de Eli Borges. Mas o primeiro mudou de posicionamento após reunião na sala da presidência e se absteve na votação. Já o segundo saiu antes da votação da matéria. O vereador Silvano do Picolé anunciou votar contra a moção, mas mudou de opinião e se absteve.

Marcus Marcelo só votaria em caso de empate, mas se manifestou a favor de Eli.  E disse que é preciso decernir entre a votação de Palmas e o benefício de Araguaína. Caso Divino tivesse ficado em plenário e mantido seu posicionamento a favor, daria empate e o presidente definiria. Isto é, seria aprovada a moção de Eli Borges.

Voto contrário

Gilmar da Auto Escola, o único a manifestar voto contrário a moção de Eli, justificou seu posicionamento. "Eu voto contra, pelo fato do deputado ter sido contra a cidade de Araguaína. Eu, como araguainense nato, não admito", frisou o parlamentar. Já Zezé Cardoso, que votou a favor da moção, frisou que se o deputado não cumprir a promessa, os vereadores vão cobrar.

Autor da Moção

Wagner Enoque, autor da propositura e ligado à entidade a ser beneficiada, rebateu as críticas dos colegas e saiu em defesa do deputado Eli Borges. "Não devemos subjugar uma pessoa por uma simples votação. Se tratando que um deputado está defendendo todo o Estado", ponderou o parlamentar ligado à entidade a ser beneficiada pela emenda. Ele ainda complementou que é "uma causa nobre" o destino do recurso para o tratamento de dependentes químicos.

Placar

Ao final da votação, houve seis abstenções. O presidente da Câmara, Marcus Marcelo, se demonstrou surpreso e disse que durante mais de três anos na presidência nunca viu tantas abstenções. O placar ficou seis abstenções, um voto contra e seis a favor.

Os vereadores Gipão, Ferreirinha, Edimar Leandro, Leonardo Limas, Geraldo Silva e Silvano Picolé se abstiveram do voto. Todos justificaram a abstenção em respeito ao colega Wagner Enoque. Somente o vereador Gilmar da Auto Escola votou contra. Já o vereador Divino Bathânia saiu antes da votação.

Os vereadores Carlos Silva, professor Delan, Zezé Cardoso, Gideon Soares, Israel da Terezona e Wagner Enoque votam a favor da moção a Eli Borges. Já o vereador Terciliano Gomes não estava presente na sessão desta segunda-feira, 9.

Leia+

http://araguainanoticias.com.br/noticia/32356/insatisfeitos-com-retirada-dos-r-46-milhoes-vereadores-de-araguaina-se-recusam-homenagear-eli-borges/