Câmara Municipal de Araguaína.

Atendendo requerimento da vereadora Zezé Cardoso (PSDB), a Câmara Municipal de Araguaína está durante o mês de outubro com a iluminação na cor rosa participando da campanha Outubro Rosa.

De acordo com a vereadora Zezé, o objetivo do requerimento é fazer com que a câmara participe da campanha outubro rosa, mostrando a todos a importância da luta contra o câncer de mama, o câncer que mais mata mulheres em todo o mundo.

Ainda segundo a parlamentar, o outubro rosa é um movimento que ocorre internacionalmente durante todo o mês de outubro e visa chamar atenção diretamente para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnostico precoce.

Para o vereador Marcus Marcelo (PR), Presidente da Câmara Municipal de Araguaína, esta é uma campanha de grande importância que a câmara sente-se honrada em participar. "A vereadora Zezé foi muito feliz em seu requerimento, precisamos conscientizar mais e mais mulheres da importância do diagnostico precoce para que a doença seja descoberta cedo e que possa ser curada", disse o vereador.

Saiba mais

O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve nos seios. Todo câncer é caracterizado por um crescimento rápido e desordenado de células.

Para uma célula ser considerada cancerígena é necessário que ocorram mutações no material genético de uma ou mais células e estas adquiram a capacidade não só de se dividir, mas também de evitar a morte celular. O câncer de mama inicialmente é assintomático.

As formas mais fáceis de se descobrir logo no início são por exames como mamografia, ultrassom ou ressonância magnética. O exame de toque também é importante, ao notar qualquer alteração na mama, agende uma consulta médica.