Seis homens foram presos pelas equipes do 9º Batalhão de Polícia Militar entre sábado (14) e esta segunda (16).  Eles são suspeitos de tentar roubar um caminhão de cigarros da empresa Souza Cruz, que seguia no sentido ao município de São Bento, cerca de 175 km de Araguaína.   Além disso, foram recuperados a carga avaliada em R$ 400 mil reais e cinco veículos envolvidos na ação.

Segundo a PM, na tarde do último sábado homens armados perseguiram o caminhão e seguranças que faziam a escolta da carga. Os seguranças estavam num carro Ônix, de cor prata e durante da ação criminosa o veículo capotou.

A partir daí, os suspeitos renderam os seguranças, tomaram suas armas e tentaram fugir com o caminhão. Porém ficaram atolados e quando tentavam desatolar, a viatura da polícia de São Bento juntamente com a equipe da Força Tática se aproximaram. Os homens fugiram, se embrenhando pela mata.

Eles deixaram pra trás um caminhão gaiola que, segundo a PM é clonado e seria utilizado para o transporte da carga roubada, além  de um Voyage, utilizado pelo grupo para dar apoio.

Já na madrugada de domingo (15) no Projeto Assentamento Vinícius Consolação, no município de São Bento, a polícia em diligência abordou dois homens que estavam em uma motocicleta. Um deles, Jardeilton Macedo Ferreira confessou ter participado da tentativa do roubo à carga. Já José Francisco de Moura Santos disse ter ido apenas resgatar o companheiro.

Jardeilton acrescentou que no momento do crime estava com mais pessoas dentro de uma caminhonete S-10, que foi abandonada posteriormente nas proximidades da cidade de Axixá.  Ela foi localizada com a frente amassada no local indicado e após perícia, descobriu-se que também era clonada. O veículo foi roubado na cidade de Castanhal-PA.

Um Fiat Uno que foi utilizado pelos assaltantes para fugir também foi recuperado pela PM no município de Sítio Novo.

Ainda no domingo (15), próximo à entrada de Maurilândia, na TO 405, um táxi com placa de Imperatriz(MA) foi abordado pelos policiais e dentro do veículo se encontravam  Arnaldo Gonçalves da Silva, Luis Felipe Pereira da Silva e Jhemison Aguiar da Silva mais três suspeitos da tentativa de roubo da carga.

Ao ser questionado o sobre a situação, o taxista João Manoel de Souza Costa informou que foi acionado por um dos suspeitos para buscar dois amigos no trevo da cidade de São Bento. Ainda no domingo, a PM recebeu informações de que um sexto acusado estaria nas imediações do P.A  Vinícius Consolação. Com a denúncia, Fernando Barros Macedo foi detido no início da noite.

Por volta de 1h30 da madrugada de hoje, durante patrulhamento pelo Assentamento, policiais da Força Tática avistaram José Vanderlhei dos Santos Nogueira saindo da mata. Segundo a PM, ao perceber a equipe, ele atirou contra os policiais que revidaram. O suspeito  foi atingido e encaminhado para o Hospital de São Bento. Ele chegou a ser transferido para o Hospital de Araguatins com vida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na unidade.

A arma de calibre 22 utilizada por José Vanderlhei, assim como os  outros suspeito foram encaminhados à delegacia de Polícia. As outras armas utilizadas na ação criminal não foram localizadas.

Segundo a PM, alguns dos presos já responderam por crimes como homicídio e roubo, inclusive o homem que confrontou com os policiais.