Vereador Terciliano Gomes

O vereador Terciliano Gomes (SD) defendeu, na sessão desta segunda-feira (16), um acordo para evitar o despejo de 600 pessoas no setor Auto Bonito, em Araguaína.  Ele é autor do requerimento que propôs a audiência pública para debater o problema da comunidade e sugeriu reunião entre moradores, prefeitura e donos da área.

Na oportunidade, os vereadores, moradores, a prefeitura e a Defensoria Pública se fizeram presentes. O defensor público Sandro Ferreira afirmou que a situação é "desesperadora" e a "desgraça" pode acontecer.  Isso porque a Justiça bateu o martelo há dois anos, não cabe recurso e a reintegração pode ser cumprida a qualquer momento.

Diante da evidência do despejo, o caminho apontado na audiência foi um acordo extrajudicial. Este, caso seja fechado, evitaria o despejo e os moradores pagariam, de forma parcelada, pelos lotes onde construíram suas casas. "A solução mais perfeita hoje seria a conciliação com o proprietário. Porque ela que vai trazer segurança jurídica", explicou o defensor público Sandro Ferreira.

Terciliano Gomes assegurou que os 17 vereadores vão lutar pela comunidade e se dispôs a enfrentar situações extremas para evitar a reintegração de posse. "Quem tiver com a população, tenha certeza que eu vou estar lá junto com eles. Se tiver de prender, que prenda todos nós. Mas vamos estar juntos com a população". Além disso, Terciliano propôs, com o aval da Câmara, a Procuradoria do Município marcar uma reunião para buscar um acordo.

Para o representante da prefeitura, o superintendente da Habitação, Danilo Leite, não é justo que os moradores do Alto Bonito sejam despejados. Pois o poder público fez toda a infraestrutura no local e defendeu o acordo como uma saída para o fim do impasse.

--O município vai tentar convocar o proprietário da área e tentar resolver administrativamente. Apresentar uma proposta por parte dos moradores. Vamos fazer em conjunto com a Procuradoria do Município e a Defensoria Pública e tentar atuar junto ao Ministério Público Estadual para que possa fazer reunião junto com o proprietário. E tentar intervir da melhor maneira para a sociedade.

Ao final da sessão, a Câmara de Araguaína fez o encaminhamento à Procuradoria do Município.  Esta, por sua vez, vai marcar a reunião entre as partes e definir uma data para tentar fechar o acordo.

Leia+

http://araguainanoticias.com.br/noticia/32752/moradora-do-alto-bonito-com-casa-avaliada-em-r-160-mil-sera-indenizada-com-miseros-160-reais/

http://araguainanoticias.com.br/noticia/32746/defensor-alerta-que-situacao-do-alto-bonito-e-desesperadora-e-que-desgraca-pode-chegar/

http://araguainanoticias.com.br/noticia/32677/audiencia-na-camara-vai-debater-situacao-de-600-pessoas-do-setor-alto-bonito/