Vistória da Seduc em prédio para abrigar Escola Paroquial

Técnicos da Seduc visitaram nesta quarta-feira (18) as instalações da Escola Paroquial Sagrado Coração de Jesus, em Araguaína. O objetivo é avaliar a estrutura do prédio ao lado para possível transferência da unidade escolar. Isso porque a Igreja Católica vai fechar a unidade escolar devido deterioração do imóvel.

A visita da equipe da Seduc foi acompanhada pela Diretora Regional de Ensino de Araguaína (DREA), Maria Florismar do Espírito Santo. Além de representante da Congregação Orionita, padre Eduardo Caliman.

Os técnicos tiraram fotos da estrutura e devem fazer o relatório da avaliação. O prédio faz parte da estrutura (anexo) Faculdade Católica Dom Orione, sendo que o pavimento térreo e o primeiro andar devem ser cedidos à Escola.

O representante da Comissão de Pais Sagrado Coração de Jesus, Márcio Altina Oliveira, conversou com o AN sobre a visita técnica da Seduc. "Pelo que eles me falaram, tem o interesse em continuar com o convênio. Só que eles estão em fase de análise . (...) Acreditamos que já é um primeiro passo".

Em relação ao uso do prédio novo, Márcio relembrou que era uma promessa antiga. E que neste ano de 2017 os alunos mudariam, mas foram surpreendidos com o anúncio do fechamento da unidade escolar.

"Eles pararam a obra com a desculpa de que não tinha dinheiro. E agora em agosto vieram com a desculpa de que a Instituição queria era fechar a escola e não tinha condições de terminar a obra". Relatou, frisando que após "muita pressão" a Congregação Orionita recuou e deve ceder o prédio para funcionamento da escola.

O fechamento da escola que tem 60 anos de existência foi debatido em audiência pública na Câmara de Araguaína no último dia 10. Na oportunidade, Seduc e a Igreja Católica boicotaram o evento e foram alvos de críticas. Pais, filhos e defensores prometeram lutar pela escola e fazer novos protestos. O vereador Divino Bethânia chegou a propor aos fiéis a boicotar a missa.

Marcio ainda frisou que apesar da visita técnica, a luta continua até uma solução definitiva. Inclusive, estão organizando uma manifestação para a tarde desta quinta-feira, 19. O local é a Praça das Nações, logo mais a partir das 17h30.