Railton Borges dos Santos de 41 anos.

O acusado de matar a golpes de faca o araguainense José Alcebíades de Morais, de 55 anos, foi preso na cidade de Balsas no Maranhão, no último fim de semana. Porém, foi liberado porque a Justiça do Tocantins demorou a expedir o mandado de prisão solicitado pela Polícia Civil.

O homicídio ocorreu no último dia 17 de outubro, em um bar na região da Feirinha, após uma discussão com a vítima por causa de bebida e também pelo som alto do carro.

Railton Borges dos Santos de 41 anos estava preso no Maranhão por um crime relacionado à Lei Maria da Penha. Ele deixou a cadeia após audiência de custódia realizada nessa segunda-feira. Enquanto estava preso, teria confessado ser o autor do crime em Araguaína.

Ao tomar conhecimento, a Polícia Civil do Tocantins representou pela prisão do acusado e teve parecer favorável do Ministério Público Estadual. Entretanto, o Poder Judiciário não conseguiu expedir o mandado de prisão antes que ele fosse liberado. Railton é ex-presidiário e já tem antecedentes por roubo, furto e homicídio.

Os familiares de Alcebíades manifestaram indignação com a demora do Judiciário de Araguaína. Eles relataram ao portal AF Notícias que passaram todo o fim de semana "correndo atrás" das autoridades competentes que pudessem auxiliar no caso, mas nada adiantou.

"Sabemos que ele (juiz) tem um prazo legal para avaliar [o pedido], mas em um caso como esse ele deveria ter tido um pouco mais de comprometimento, já que não havia dúvidas sobre o assassino, pois há testemunhas oculares", relatou a família.

A família ainda demonstra o temor de que Railton estando livre possa fazer outras vítimas. "Esse elemento que já é autor de vários outros crimes, inclusive de outro homicídio, está aí solto podendo a qualquer momento matar outro cidadão de bem e fazer com que outras famílias passem pelo mesmo sofrimento que estamos passando". Lamentam.

Entenda o caso

Na noite do último dia 17 de outubro, Alcebíades Resplandes estava com alguns amigos em um bar na Rua Tiradentes, na região da Feirinha. A PM relatou que ele consumia bebida alcóolica quando o suspeito se aproximou.

O suspeito pediu uma cerveja a vítima que se recusou a pagar. A partir daí iniciou-se a discussão, também motivada pelo som alto do carro de Alcebíades.  Eles chegaram a entrar em luta corporal, quando o autor sacou a faca e desferiu cerca de quatro golpes na vítima que morreu no local. Em seguida fugiu e sendo localizado agora em Balsas.

Leia+

http://araguainanoticias.com.br/noticia/32787/usuario-de-drogas-mata-homem-facada-na-feirinha-apos-discussao-por-causa-de-som/