Mãe de 17 anos esperava pelo primeiro bebê.

Uma bebê morreu pouco tempo depois de nascer na noite dessa terça-feira (24) no Hospital e Maternidade Dom Orione, em Araguaína. A família diz que os médicos relutaram em realizar uma cesárea e acusa a equipe médica de negligência. Os pais estavam à espera da primeira filha e não se conformam com o ocorrido.

O casal de lavradores, Edgar Soares Gomes de 37 anos e Reizangela Bezerra Dias ( 17 ) moram no município de Barra do Ouro. Eles aguardavam ansiosamente a chegada da filha, que recebeu o nome de Laura Gabrielly. Reizangela estava na 39º semana de gestação e na noite de segunda foi internada para ter a bebê.

A cunhada da adolescente, Antônia Soares Gomes, ao AN que a gestação transcorreu tranquilamente, porém ao chegar no hospital, ficou claro que o parto não teria condições de ser normal, mas a equipe médica insistia em forçar.

"Ela passou o dia todo sentindo dor. Ela dilatou e tudo, mas não conseguia ter normal. Eles começaram a aplicar remédio de força, pra ver se ela tinha o bebê normal. Quando foi lá pras 21 horas da noite, ela teve a criança normal, mas foi um parto forçado. Porque quando ela [a criança] começou a colocar a cabecinha de fora, a médica disse que percebeu que ela não nasceria de parto normal. Aí ela [a médica] disse que ou fazia o parto naquele momento, porque não tinha mais condições de fazer a cesariana".

Antônia relatou que logo após o nascimento, a "bebê estava com a cabecinha toda amassada" e foi levada imediatamente para a UTI Neonatal. Infelizmente cerca de uma hora e meia depois ela morreu. A médica disse à família que a recém-nascida sofreu uma parada cardíaca. "A médica disse os batimentos cardíacos da Laura foram diminuindo até que parou por completo e que tudo que ela podia fazer já tinha feito".

A cunhada da adolescente contou que todos estão muito abalados e que irão acionar a Justiça para que sejam feitas a averiguações e apuração da causa da morte de Laura Gabrielly.

"A gente esperava ela com saúde porque ela era perfeita, uma menina perfeita. Não tinha nada pra dar errado(...) Não tinha nada que a gente pudesse acreditar que fosse dar complicação, como a médica disse que deu uma complicação. Mas ela (a médica) não fala que complicação é essa. A gente procura pra ela qual tipo de complicação que deu(...). Ela só fala que tava tudo perfeito, só deu uma complicação(...) com certeza iremos acionar a Justiça" desabafou.

A mãe de Laura ainda está internada na Maternidade com previsão de alta para esta quinta-feira (26). O corpo da criança foi levado para Barra do Ourro e foi enterrado no fim da tarde de ontem.

O que diz o HMDO

O Hospital e Maternidade Dom Orione informou que a paciente internada em início de trabalho de parto evoluía com boa dilatação, no entanto. "No período expulsivo de trabalho de parto, feto apresentou alteração do ritmo cardíaco, realizado manobras de agilização do parto, porém sem sucesso, evoluindo para óbito", finalizou.