Marcelo vai percorrer 21 km nas ruas de Brasília neste domingo (29).

O atleta araguainense Marcelo Pinto dos Santos, de 37 anos, vai representar Araguaína na Meia Maratona Asics Golden Run, etapa de Brasília, no próximo domingo (29). Segundo Marcelo, a prova é oficial e serve como tempo para que os participantes possam largar no pelotão de elite da Corrida de São Silvestre -- a maior e mais tradicional prova de rua do Brasil.

Em entrevista ao AN, Marcelo disse que corre há três anos, é credenciado pela CBAt --Confederação Brasileira de Atletismo e já participou de duas edições da São Silvestre, em 2015 e 2016. No ano passado, quando houve mais de 30 mil corredores, ele conseguiu a 101º colocação largando no Pelotão Geral.

Este ano, mais motivado e com melhor preparo físico, ele tem grandes projetos. "Meu principal objetivo nessa prova, além de levar o nome de Araguaína e do Tocantins, é conseguir uma vaga no pelotão de elite da São Silvestre".

Rotina de treinamento

Marcelo disse que a paixão pelo atletismo começou com uma simples caminhada, "depois passei pra parte da corrida. Daí fui aprendendo a gostar e como já tinha alguns amigos que já praticavam, comecei a intensificar. Comecei correndo 1 km (...) e assim aumentando gradativamente. Foi aí onde aprendi a gostar da coisa" contou.

Hoje, para conseguir uma alta performance, o atleta segue um cronograma puxado de treinos: dois períodos diários, sendo um treino pela manhã e outro à noite, totalizando na semana 140 km de corrida.

Acompanhado por nutricionista, ele conta que não descuida da alimentação. É balanceada e consiste basicamente de carboidratos, frango, peixe, açaí e muita água para hidratar antes, durante e depois dos treinos.

Falta de Incentivo

Apesar de muita dedicação, o atleta reclama da falta de patrocínio e incentivo por parte do Poder Público. "Na verdade não há incentivo algum por parte do poder público. Eles não ajudam em absolutamente nada. Não oferecem mesmo nem um tipo de ajuda qualquer. Sempre fala que a Secretaria de Esporte não tem dinheiro pra arcar com nada", lamenta.

A corrida

A Meia Maratona Asics Golden Run 21k acontece anualmente desde 2011 no Brasil. Em 2017, a organização rompeu fronteiras brasileiras e promove 8 provas em mais três países além do Brasil: Argentina, Chile e Peru. Em Brasília, os 21 km de percurso terão largada da Praça dos Cristais e chegada na Esplanada dos Ministérios.