Depois que um vídeo circulou pelas redes sociais com brigadistas do Ibama que atuavam na Ilha do Bananal, mostrando um lago que já havia virado apenas lama com uma grande concentração de jacarés presos e alguns já mortos, uma equipe de resgate foi montada para evitar a morte dos animais que ainda estavam vivos. No vídeo dos brigadistas é mostrado o resgate de uma vaca e um bezerro, mas eles dizem não ter experiência para o resgate dos jacarés. No final do trabalho, foram salvos 30 jacarés-açu, sendo vários com mais de três metros de comprimento e um com 4,23 metros.

A equipe seguiu para a Ilha do Bananal na quinta-feira, 26, logo pela manhã para realizar resgate. Ao todo, 15 pessoas, sendo nove técnicos do Instituto Natureza do Tocantins - Naturatins da sede e dos escritórios de Lagoa da Confusão e Gurupi, quatro policiais do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, um da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e um técnico do Ibama.

De acordo com a supervisora de Fauna do Naturatins, Grasiela Pacheco, a equipe seguiu um padrão para captura dos jacarés que estavam presos na lama, consistindo primeiro na retirada deles do lamaçal. Depois disso era feita imobilização da boca com passagem de uma fita para evitar as mordidas e venda nos olhos para não estressar os animais. Após tudo isso, tinham pés e cauda amarrados para não se debaterem durante o transporte. "O resgate foi um sucesso. Resultado do trabalho de equipe efetivo e técnico. Manejar animais enormes, agressivos e rústicos sem que houvesse nenhuma intercorrência foi fundamental para alcançar nossa prioridade de salvar vidas sem medir esforços, com muita dedicação, respeito e amor", destacou.

Grasiela também contou que um dos jacarés achados na lama era muito grande, medindo 4,23 metros. Para tirar este animal da lama foi preciso puxá-lo com uma caminhonete, já que nem com toda a equipe puxando a corda ele saía do lamaçal. Nenhum dos animais resgatados morreu ou sofreu qualquer ferimento. Foram utilizadas caminhonetes do Naturatins, Polícia Militar Ambiental e ainda um caminhão da Funai. Os jacarés de maior tamanho foram sendo retirados primeiro. Todos foram soltos em rios e lagos com muita água dentro da própria ilha.

O presidente do Naturatins, Herbert Brito Barros (Buti), elogiou o trabalho da equipe e o sucesso da operação, que envolveu Naturatins, BPMA, Ibama, Funai e UFT. "O pessoal do Naturatins está de parabéns, assim como todas as pessoas das instituições parceiras, pelo profissionalismo e sucesso da operação de resgate dos jacarés na Ilha do Bananal. É muito importante que as instituições estejam em sintonia nestes momentos difíceis e que possamos garantir que vidas sejam salvas, possibilitando equilíbrio ao meio ambiente", frisou.