Ações de combate a doença vão priorizar 100 municípios que concentram 60% dos casos de sífilis do país.

Palmas e Araguaína estão entre as 100 cidades do Brasil que concentram 60% dos casos de sífilis. O Ministério da Saúde anunciou nesta terça (31) que esse grupo prioritário de cidades receberá verba de R$ 200 milhões para conter o avanço da doença.

A estratégia, chamada de Resposta Rápida à Sífilis nas Redes de Atenção, foi pactuada na Comissão Intergestores Tripartite (CIT). O plano concentra ações em quatro eixos: diagnóstico; vigilância da transmissão; tratamento; e pesquisa e comunicação.

Confira a lista das 100 cidades que concentram 60% dos casos de sífilis Número de casos

Segundo boletim epidemiológico de 2017, os casos de sífilis adquirida (em adultos) tiveram aumento de 27,9% de 2015 para 2016 no Brasil.  A contaminação por sífilis é mais expressiva entre adultos, com 87.593 mil casos registrados no ano passado. Para 2017, a projeção do Ministério de Saúde é de 94.460 registros.

Entre as gestantes, o crescimento dos casos foi de 14,7%. As infecções por sífilis congênita (transmitida da mãe para o bebê) subiram 4,7%.

De acordo com o boletim epidemiológico, apenas os estados de Pernambuco, Tocantins, Ceará, Sergipe, Piauí e Rio Grande do Norte apresentam taxas de incidência de sífilis congênita mais elevadas que as taxas de detecção da doença em gestantes, o que remete a possíveis deficiências no diagnóstico precoce e notificação equivocada dos casos de grávidas.

Aumento da doença

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, afirmou que as causas para o aumento da doença são o desabastecimento de penicilina (medicamento mais eficaz contra a doença) e o aumento dos diagnósticos, com a distribuição de testes rápidos na rede de saúde.

"A tendência é de, com o aumento da testagem, aumentar os casos identificados e permitir ao sistema de saúde tratar essas pessoas e diminuir a transmissão de mãe para filho", afirmou.

Campanha nacional

Para incentivar a testes em grávidas e seus parceiros sexuais, o Ministério da Saúde lançou uma nova campanha que será veiculada na internet, com os slogans "Faça o teste de sífilis, proteja o seu futuro" e "Faça o teste de sífilis, proteja o seu futuro e de seu filho". O público-alvo são os jovens até 35 anos, casais e gestantes. O objetivo é alertar para a importância do diagnóstico precoce, que possibilita o tratamento adequado e diminuição da mortalidade em bebês. (Com informações do Ministério da Saúde)