Delegada Ana Maria Varjal devolve celular roubado a verdeira dona em Araguaína.

A maioria dos celulares roubados diariamente em Araguaína poderiam retornar aos seus legítimos donos, porém por falta de registro na Polícia, isso nem sempre é possível. Uma ferramenta disponibilizada para a Polícia Civil promete mudar essa história.

A Delegada de Polícia Ana Maria Varjal orienta que após ter o aparelho de celular roubado ou furtado, o proprietário deve ir até a delegacia mais próxima e registrar o Boletim de Ocorrência, fornecendo o máximo de detalhes possíveis.

Ela ressalta que é muito importante que ao comprar um celular, o cidadão guarde a Nota Fiscal para anexar junto à ocorrência policial. É por meio dos registros telefônicos, como informações de dados cadastrais do aparelho, número de IP, que as equipes da delegacia poderão obter êxito na investigação e assim restituir o bem ao verdadeiro dono.

De acordo com a Polícia Civil, a Regional de Araguaína possui efetivo altamente qualificado e meios tecnológicos de última geração que permitem localizar e recuperar qualquer aparelho celular que tenha sido subtraído das vítimas.

Sobre a instalação de aplicativos de segurança, que auxiliem na busca por soluções ao usuário, a delegada Ana ressalta. "Via de regra, cooperam com as investigações para a devida recuperação do aparelho, desde que sejam aplicativos confiáveis".

Na última terça-feira (31), a equipe da delegada Ana Maria recuperou um aparelho celular que havia sido roubado em uma residência no Setor Araguaína Sul. Logo após o roubo, o aparelho foi vendido por um valor desproporcional e sem a devida nota fiscal.

A delegada alertou que quem compra aparelhos roubados também está cometendo crime. "Comprar, adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar aparelhos celulares furtados ou roubados é crime. Podendo o infrator responder por uma pena de até quatro anos de reclusão. E nesse contexto delituoso, a Polícia Civil de Araguaína tem agido com rigor e constância nesse tipo de crime".

Para não passar pelo transtorno de ficar sem o aparelho, a delegada Ana deu algumas dicas de segurança.

"Tenham o cuidado de não andar com o aparelho à mostra em via pública, principalmente em locais pouco movimentados ou desertos. E também não ficar distraído, mexendo em aplicativos sem observar o ambiente em que se encontra" finalizou.