O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, recebeu nesta terça, 7, equipe da empresa de saneamento básico BRK Ambiental. Os técnicos apresentaram a Dimas um modelo de Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) com tecnologia holandesa, o Sistema Nereda.  A obra permitirá ao Município tratar esgoto coletado com eficácia e economia. Durante o encontro, o prefeito solicitou à empresa prazos para execução do projeto.

"É importante um cronograma atualizado, para que possamos avaliar a implantação do novo sistema em Araguaína.  A canalização de córregos e a implantação de esgoto fazem parte do planejamento de gestão pública da cidade, o que já está em andamento", explicou Dimas.

Os técnicos destacaram que a ETE poderá iniciar a obra em junho de 2018, com término previsto para dezembro de 2020 e investimento de aproximadamente R$ 80 milhões. "A ETE Lontra deverá ser executada próximo ao Barra da Grota. O projeto inovador terá o sistema mais eficiente do Tocantins em tratamento de esgoto", destacou a gerente regional da BRK, Sandra Leal.

Ainda segundo a gerente, o Sistema Nereda é sustentável e econômico e consiste no tratamento de esgoto a partir da biomassa granular aeróbica, ou seja, tratamento biológico avançado. No Brasil, já existem estações operando com o sistema, como a RTE Jardim Novo, em Rio Claro (SP) e em Deodoro (RJ).

Ampliações

Em janeiro do ano que vem, será inaugurada ainda uma ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto Neblina, para que ela possa atender tanto as ligações que foram executadas recentemente quanto algumas demandas críticas do Município, como o lançamento irregular de esgoto diretamente no Córrego Neblina. O novo reator que será instalado é de 60 litros por segundo, atendendo à demanda atual do Município.

Saneamento e saúde

De acordo com o secretário da Infraestrutura, Simão Moura, o investimento visa melhorar cada vez mais a saúde da população. "Saímos de uma porcentagem atendida e passamos para oito vezes mais com a implantação da rede. O que se gasta em saneamento, economiza consideravelmente em saúde pública, por isso que investimos, no que traz benefícios positivos para a população"frisou.

Investimentos

Desde 2013, Araguaína já recebeu mais de 250 quilômetros de rede de esgoto, distância equivalente à de Araguaína a Fortaleza do Tabocão. São 22 setores beneficiados: Vila Couto, Topázio, Imaculada Conceição, Jardim Siena, Vila Aliança, Senador, Jardim América, Dona Nelcia, Rodoviário, Jorge Yunes, Anhanguera, Martin Jorge, São Miguel, Jardim das Palmeiras, Cruzeiro, São Pedro, Jardim Esplanada, Parque do Lago, Lago Azul 1, 3 e 4.

Neste ano, já foram executados 86 quilômetros de rede coletora de esgoto, atendendo os bairros São Miguel, Oeste, JK, Centro, São João, Vila Aliança, Alasca e Senador. Atualmente são 14.277 ligações ativas e um total de 274 quilômetros de rede coletora de esgoto.