Vereador Marcus Marcelo (PR) e Senador Vicentinho (PR) em audiência com Ministro da Educação.

Em entrevista ao AN, o presidente da Câmara, vereador Marcus Marcelo (PR), avaliou como positiva a audiência com o ministro da Educação, José Mendonça Filho.  O encontro intermediado pelo Senador Vicentinho Alves (PR) aconteceu nesta quarta-feira (8) em Brasília-DF.

Na oportunidade foi reforçada a implantação do curso de medicina no Campus da Universidade Federal do Tocantins ? UFT, em Araguaína. A audiência contou também com a presença do Reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato, da Assessora da UFT em Brasília, Zaíra de Oliveira e do secretário chefe de gabinete do prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues Barros.

Na entrevista, Marcus agradeceu ao senador Vicentinho por intermediar a reunião e falou sobre o que foi debatido no MEC.

"O ministro nos deu a oportunidade de a gente apresentar não só a importância do curso de medicina para Araguaína, mas para toda uma região. Já que Araguaína é polo de uma região que tem uma população flutuando de mais de 1 milhão de habitantes na região". Frisou o presidente da Câmara, acrescentando.

"Esse curso [medicina] é primordial. Araguaína que já é uma cidade universitária. É o desejo, o sonho de muita gente dessa região nossa ter o curso de medicina na Universidade Federal. Já é um curso que está autorizado, o que está faltando é implantar o curso.

Marcus ainda reforçou que a equipe que o acompanhava apresentou ao ministro Mendonça Filho a estrutura do Campus da UFT. Mencionou que o Hospital de Doenças Tropicais (HDT-UFT) já foi federalizado e está apto a atender as demandas do curso e que o prédio da universidade tem estrutura ?excelente?.

"Os detalhes que faltam são relacionados ao próprio ministério. (...) a liberação de alguns códigos. (..) Criou uma expectativa muito positiva de no próximo ano (...) já atender essa reivindicação nossa". Avaliou Marcus, destacando o empenho do reitor da UFT, Eduardo Bovolato.

Após ouvir a demanda, o ministro da Educação, José Mendonça, sinalizou de forma positiva ao pleito e autorizou junto ao secretário de Educação Superior do MEC, Paulo Barone, a tomar todas as providências para o mais rápido iniciar o curso.  convite do senador Vicentinho Alves confirmou a sua ida para a aula inaugural do curso de medicina em Araguaína. Ressalte-se que na região não há oferta do curso de medicina por instituição pública, o curso atenderá o norte do Pará e o sul do Maranhão.