O programa Identidade Jovem, ou ID Jovem, foi implantado em Araguaína nesta quarta-feira 8. A solenidade de lançamento aconteceu no auditório da Fieto, com a presença de autoridades e de estudantes dos colégios Pré-Universitário (CPU) e Rui Barbosa.

Criado em 2015, o programa prevê a concessão de benefícios como meia-entrada em eventos esportivos, culturais e artísticos, além de passagens interestaduais gratuitas ou com 50% de desconto em ônibus, trem ou embarcações, a jovens, de 15 a 29 anos, de baixa renda.

Abrindo a solenidade, o Grupo ArtPalco fez uma apresentação teatral que mostrava como utilizar o benefício do ID Jovem. Em seguida, houve as apresentações das cantoras Jack Vieira e Milena Sousa, vencedoras do Festival de Música de Araguaína.

A estudante Kallyta Gonçalves, de 15 anos, ficou animada com as oportunidades oferecidas pelo programa. Ela conta que vai aproveitar para participar de mais eventos culturais. Já o Maxione Machado destacou a oportunidade de viagens para conhecer outros lugares e disse que pretende utilizar o benefício também para ir ao cinema com mais frequência.

Investimento em políticas públicas

O presidente do Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável, Tiago Dimas, ressaltou os investimentos em educação, esporte, lazer e cultura. "A gestão tem se mostrado cada vez mais comprometida em proporcionar oportunidades para que os jovens de hoje tenham um destino diferente dos de alguns anos atrás", comentou.

O defensor público Sandro Ferreira Pinto fez questão de destacar os esforços da gestão municipal. "É um programa do Governo Federal, mas é preciso reconhecer que houve um esforço do Município para trazê-lo para cá", disse. O defensor destacou ainda que a ID Jovem dá oportunidade para o enriquecimento cultural dos jovens e os orientou a procurar a Defensoria para garantir seus direitos.

"Por menor que seja o direito, é importante que se lute por ele", pontuou o juiz da Vara da Infância e Juventude, Herisberto Furtado, complementando a fala do defensor público.

"É importante dar condições para que a juventude tenha acesso à política pública. Em meados de 2018 teremos a implantação da Estação Juventude, que vai atender aos jovens em diversas demandas, como o acesso ao mercado de trabalho", afirmou o secretário da Educação, Jocirley de Oliveira.

Como obter o benefício

Para ter a ID Jovem é preciso se encaixar nos requisitos de idade e renda familiar, além de ter o Número de Identificação Social (NIS), ter o Cadastro Único (CadÚnico) atualizado.

Quem não tiver o CadÚnico deve procurar a Secretaria da Assistência Social, munido de seus documentos de identificação para fazer o cadastro. Segundo a secretária municipal da Assistência Social, Fernanda Ribeiro, a partir de dezembro o cadastro poderá ser feito dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) da cidade.

A partir da realização do CadÚnico, é só acessar o site da Caixa ou baixar o aplicativo no celular e preencher as informações pessoais para gerar sua ID Jovem.

Fiscalização

De acordo com o presidente da Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT), Fábio Astolfi, todas as empresas de transporte atuando no Terminal Rodoviário da cidade já foram notificadas da implantação do programa para que cumpram com a concessão do benefício das passagens. Havendo qualquer desrespeito às normas, é importante que a agência seja informada.