Brenda Alencar Dias Bueno (6 anos) doa o próprio cabelo às crianças do Hospital do Câncer de Barretos.

A pequena araguainense Brenda Alencar Dias Bueno (6 anos) vestiu literalmente a camisa do Hospital do Câncer de Barretos. Ela surpreendeu a família cortando o longo cabelo para doar às crianças vítimas de câncer nesta quinta-feira (9).

Um vídeo enviado ao AN pela tia, Maiele Monteio Alencar, mostra o que ela considera um "ato maravilhoso" de Brenda. Na imagem, a criança já aparece com os cabelos cortados, na mão e faz a dedicação. "Oi crianças do Hospital do Câncer de Barretos, eu cortei meu cabelinho pra dar para vocês", diz Brenda, com um belo sorriso.

As "madeixas" da pequena araguainense servirá para fazer perucas para as crianças que enfrentam o câncer. Maiele explicou que Brenda tinha uma tia, que considerava avó, que sofria de câncer, o cabelo caiu no tratamento e usava lenço.

"Por isso a Brenda usava lencinho também. Ela sempre falava que ia doar o cabelinho para a vó dela voltar a ter cabelo novamente", contou a tia acrescentando.  "Desde esse tempo ela se sensibilizou muito com essa questão de cair o cabelo. (...) Ela sempre teve essa vontade. Não deixava cortar o cabelo enquanto ele não chegasse abaixo da cintura, que ela queria doar" relembrou ao tia.

"Achei uma atitude linda, não só por ela ser uma criança, mas sim pela questão da solidariedade e compaixão com o próximo!  Que hoje em dia é tão raro no mundo em que vivemos" opinou Maiele.

A mãe de Brenda, Lithza Klayenne, contou que sempre apoiou a intenção solidária da filha. "Sempre a incentivei a doar brinquedos, roupas e sapatos que vão ficando perdidos. Ela se acostumou e sempre que ganha novos brinquedos ou qualquer outra coisa, ela já chama pra doar os que ela não usa mais. Explicou.

"Desde que comecei a falar que ia doar o cabelo dela pras crianças que são dodói já alguns meses atrás, ele começou a pedir pra cortar pra doar. E hoje então decidimos cortar. E enviamos para o hospital de Barretos através da Nilar Leal que saiu hoje pra lá, foi hoje na loja que eu trabalho pegou e levou", finalizou.

Caminhada em Araguaína

A segunda Caminhada Passos que Salvam será realizada no próximo dia 26, às 8 horas, na Via Lago, em Araguaína. O movimento tem como objetivo despertar a atenção da comunidade para os primeiros sinais e sintomas do câncer em crianças e adolescentes.

Kits

A coordenação da caminhada disponibilizou três mil kits para venda em 30 pontos estratégicos na cidade, para que a população possa adquirir as camisetas e participar do movimento.

Os kits são compostos por uma camiseta, um boné e uma sacochila. O valor é de apenas R$ 35, que são depositados diretamente na conta do Hospital de Câncer de Barretos, que hoje é denominado Hospital de Amor, para ajudar na manutenção e tratamento das pessoas que são encaminhadas para a unidade.

Confira a relação dos pontos de venda dos kits:

1 ? Lojas Nosso Lar (Av. Cônego João Lima, Centro)

2 ? Lojas Rezende (nos dois endereços na Av. Cônego João Lima, Centro)

3 ? Lojas Top Fama (nos dois endereços na Av. Cônego João Lima, Centro)

4 ? Luminari Iluminação (Av. Cônego João Lima, próximo as Lojas Americanas)

5 ? OdontoClean (Rua das Mangueiras, Centro)

6 ? Carmen Steffens (Av. José de Brito, Setor Anhanguera)

7 ? Bolos do Cerrado (Av. José de Brito, Setor Anhanguera)

8 ? Agroquima (Av. Cônego João Lima, Entroncamento)

9 ? Loja Alvorada (Av. Cônego João Lima, Entroncamento)

10 ? Nádia Rural (Av. Cônego João Lima)

11 ? Lojas TEN TEN (Av. Prefeito João de Souza Lima)

12 ? Boutique Linnda Rosa (Av. Primeiro de Janeiro, Centro)

13 ? Deotok (Rua 15 de Novembro, Centro)

14 ? Rede de Supermercados Campelo (quatro pontos)

15 ? Rede de Supermercados Baratão (quatro pontos)

16 ? Clínica Urológica (Rua Primeiro de Janeiro, Centro)

17 ? Clínica Aviva (Rua Primeiro de Janeiro, centro)

18 ? Farmácias Drogacentro (dois endereços na Av. Cônego João Lima)

19 ? Meire Mendonça Joias (Galeria WR, Av. José de Brito, Setor Anhanguera)

20 ? Ateliê Scarpe (Galeria WR, Av. José de Brito, Setor Anhanguera)