Mais que um ponto turístico, Via Lago receberá um complexo imobiliário em sua volta.

Fernando Almeida/AN

Às vésperas dos 59 anos de Araguaína, o prefeito Ronaldo Dimas (PR) concedeu entrevista ao AN. O gestor falou sobre os desafios da cidade, projetos em andamentos e o planejamento para o futuro da capital econômica do Estado.

Dimas adiantou que a Via Lago, mais que um ponto turístico, receberá um complexo imobiliário formado por Shopping Center, Hotel, Centro de Convenções, novo Centro Administrativo e um Centro Esportivo de Triatlo.

O local escolhido por Dimas para falar sobre o que sua gestão planeja para a cidade foi a Via Lago, local da celebração dos 59 da cidade. Isso porque a obra do novo Cartão Postal da cidade aponta a tendência futurística de crescimento, planejamento e desenvolvimento de Araguaína.

No calçadão decorado com símbolos dos Karajá, Ronaldo falou da transformação do local, antes restrito a poucos e agora acessível a todos.

"Representa para a cidade, para o estado, para a nossa região, a democratização do aceso ao lago. (...) Ninguém tinha acesso [ao lago], só os que tinham e tem propriedade a sua margem. Então, essa condição muda radicalmente. Além disso, é um espaço de lazer que está sendo criado na cidade. Espaço de turismo. Envolve turismo do próprio Lago e a oportunidade de termos novas práticas esportivas pra nossas crianças", defendeu o prefeito.

Novos empreendimentos

Ronaldo adiantou ao AN que às margens do residencial Lago Azul serão construídos novos empreendimentos, aos moldes da Via Lago. Isto é, de grande porte e importantes para o futuro da cidade.

Ele explicou que o espaço de 100 mil M2, entre a Av. Filadélfia e o espelho de água abrigará o complexo imobiliário. Neste espaço, 30 mil M2 serão destinados à construção do Centro de Convenções, obra orçada em R$ 6,2 milhões.  Já os 70 mil M2 serão utilizados pela iniciativa privada, através da Parceria Público Privada (PPP).

Neste caso, segundo Dimas, a investidora construirá no terreno um Hotel e um Shopping Center. Em contrapartida pelo uso da área, a investidora construirá o novo Centro Administrativo -- sede da Prefeitura e da Câmara Municipal -- com valor estimado entre 20 e 25 milhões.

"É a contrapartida que e a gente está exigindo para a utilização desta área é exatamente acoplar neste empreendimento [Hotel e Shopping] o Centro Administrativo (...)  como pagamento da utilização do local", explicou o prefeito.

Questionado sobre a previsão de início de tais obras, Ronaldo explicou que o projeto está na última fase da manifestação de interesse, elaboração do projeto básico e no estudo de viabilidade econômica.

Centro Esportivo

Ele adiantou ainda que uma empresa investidora já mostrou interesse firmar a PPP.  Por outro lado, Dimas disse que o Shopping Center "não tem nada a ver" com o Araguaína Park Shopping. O gestor destacou que o Lago também abrigará um Centro Esportivo e que a obra representa também uma satisfação pessoal.

"Fechamos com a Confederação Brasileira de Triatlo e Confederação Brasileira de Canoagem [para implantar] Centros de Treinamentos de referência para a Região Norte do Brasil aqui. E tudo isso em função dessa obra que a gente está concluindo.  Pra mim representa uma satisfação muito grande, uma honra de poder estar entregando, projetando e trabalhando uma obra de suma importância para a população". Concluiu Ronaldo Dimas.

Emenda do senador

Uma emenda do senador Vicentinho (PR) destina recursos na ordem de R$ 5 milhões para a implantação de um Centro de Canoagem de Araguaína. O anúncio do dinheiro ocorreu em junho, quando Vicentinho esteve na Via Lago juntamente com o prefeito Ronaldo Dimas e o Ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira.