Obeid Said Binzagr, sócio administrador da Incorporadora Saudibras.
Fernando Almeida/AN

Em entrevista ao AN, Obeid Said Binzagr, sócio administrador da Incorporadora Saudibras, falou sobre o andamento das obras do Araguaína Park Shopping.  Ele assegurou que serão retomadas em abril de 2018, com investimento de R$ 130 milhões e prazo de 30 meses para conclusão. Por outro lado, disse que a retomada ainda não aconteceu por causa de "decisão política e pessoal", na prefeitura.

Sobre o andamento da obra, Obeid frisou que todos os projetos já estão pontos e que houve grande investimento na primeira etapa da construção.

--Hoje, já foram investidos mais de R$ 25 milhões entre aprovações [de projetos], terraplanagem, drenagem, fundações, blocos e estrutura de lajes e pilares já depositados na obra. Destacou o investidor, anunciando a retomada da obra, mas ressaltando preocupação com o cronograma.

--Tudo pronto para início em abril/2018 retomarmos as obras por conta de atualização de algumas licenças, negociação e contratação de fornecedores. E aguardar fim do período chuvoso já que a fase da obra requer estiagem.  Estamos preocupados com o cronograma anunciado em 10/06/17 por conta da obscuridade na não emissão da renovação do alvará n° 147/2013 solicitado em junho e até o momento não emitido sem explicação técnica por parte da prefeitura.

Escolha de Araguaína para investir

Obeid também explicou ao AN porque a Incorporadora decidiu fazer o investimento de grande porte em Araguaína. Frisou que a Saudibrás está na cidade há oito anos e que a crise financeira ocasionou a paralisação da obra.

--Desde de 2012 iniciamos os estudos de viabilidade do Araguaína Park shopping, o que só foi paralisado por conta da crise econômica que o Brasil passa desde de 2014. Nós primeiros sinais de recuperação econômica retomamos os investimentos em todo o Estado e em Araguaína. Aguarmos somente a liberação do alvará para retomada das obras.

O investidor também destacou que a escolha do Lago Sul para construção do Shopping se deu por ser uma localização estratégica, o novo eixo imobiliário de Araguaína. "Acreditamos que é a melhor localização em termos de beleza e acessibilidade que deu origem ao nosso apetite em investir na região, que hoje se demonstra acertada pelos inúmeros investimos na região. É o novo eixo imobiliário da cidade e com certeza foi a melhor escolha".

Falta de alvará

Ao final da entrevista, Obeid enfatizou que a retomada da obra, prevista para abril, depende somente da prefeitura de Araguaína e disse aguardar uma explicação. "Hoje o empreendimento está tecnicamente e financeiramente consolidado e só não será retomado por uma decisão política e pessoal da prefeitura de Araguaína em não reemitir o alvará para o nosso empreendimento. Aguardamos explicação da prefeitura" pontuou.

Resposta do Prefeito

Em entrevista ao AN, o prefeito Ronaldo Dimas falou sobre o impasse do Araguaína Park Shopping.  Explicou que no ano de 2011 a Câmara aprovou a doação do terreno de 20 mil m2 e o investidor tinha três anos para concluir a obra ou devolver a área, segundo Dimas.

"Não tem nem como ser construído. Foi doação de área pública, que são as ruas. Que agora fazem parte do loteamento. (...) Tem na Lei uma situação clara. Eles tinham três anos pra entregar as obras. Se não inaugurasse ou entregasse, volta[va] ao patrimônio púbico. Então, nós já estamos no sexto ano. Eles não entregaram, as ruas lá voltaram a ser parte do patrimônio público da cidade".  Explicou Ronaldo Dimas.

Leia+

http://araguainanoticias.com.br/noticia/25551/saubibras-lanca-retomada-da-obra-do-araguaina-park-shopping-com-investimento-de-r-130-milhoes/