Com a presença de autoridades federais, estaduais e regionais, a solenidade faz parte das comemorações do aniversário de 59 anos do Município

Com a presença de autoridades federais, estaduais e regionais, o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, inaugurou nesta manhã o mais novo cartão postal da cidade, a Via Lago. A solenidade, que  aconteceu no calçadão da via e faz parte das comemorações do aniversário de 59 anos do Município, evidenciou o lado democrático da obra, que torna o Lago Azul acessível para a população e abre uma série de inaugurações de obras significativas para a história da região.

"Hoje é a primeira de muitas obras importantes não só para Araguaína, mas para toda a região, como o Centro de Especialidades em Reabilitação (CER), que será referência em saúde, e o Parque Cimba, que já foi inaugurado pela população", citou Dimas.

O prefeito agradeceu a todos que colaboraram com a obra e citou que a inauguração foi a primeira etapa do projeto. "Estamos dragando para construção de uma ilha, com um restaurante e dois quiosques ao longo da Via Lago. Estamos também com a parceria público-privada para a canalização do Córrego Neblina em uma grande área onde será construído o Centro de Convenções e uma parceria também que tem como contrapartida a construção do Centro Administrativo do Município".

Qualidade de vida e turismo

Dona Geralda Carneiro, aos 72 anos, moradora do Setor Jardim das Mansões, disse que a obra traz mais qualidade de vida para os moradores. "Agora terei um lugar para trazer meus sete netos e bisnetos e para fazer caminhada".

O presidente da Aciara, Márcio Parente, destacou o potencial turístico da Via Lago. "É uma obra super importante para toda a região de Araguaína e influencia no turismo, o que girará o comércio e automaticamente vai alavancar a economia".

Lado social

A governadora em exercício do Estado do Tocantins, Cláudia Lelis, afirmou que a cidade vive um processo de democratização. "É uma alegria estar aqui hoje, quem me dera que o prefeito de Palmas tivesse essa visão e articulação política, Araguaína é um exemplo disso. É uma satisfação estar aqui agora com um lago para todos".

Para o senador Vicentinho Alves, Araguaína dá exemplo para muitos municípios do Brasil. "São muitas obras, asfalto, creches, casas... Araguaína merece essa alegria de ter um prefeito trabalhador, que dá exemplo para muitos municípios do país. Parabéns pelo prefeito que tem".

A deputada estadual Luana Ribeiro destacou que a Via Lago é a última obra com recursos destinados pelo seu pai, João Ribeiro, após sua morte. "Hoje estou embargada de emoção por ver a última obra do senador João Ribeiro concluída. Hoje você é a maior autoridade do Tocantins porque entrega a maior obra. As obras valem mais que qualquer marketing. Araguaína é um canteiro de obras, enquanto o Estado está arrebentado".

Qualidade

O deputado federal César Halum, que destinou recursos para a obra, citou a qualidade dos serviços. "Hoje quando eu vejo uma obra bem executada me deixa muito feliz, com o uso real dos recursos", afirmou César, apontando também que a obra amadureceu e uniu os representantes da cidade para que os recursos fossem empenhados.

A qualidade dos serviços também foi evidenciada pelo deputado federal Lázaro Botelho. "Quero parabenizar o prefeito por nunca perder recursos, essa obra é importante, bonita, que dá essa vista maravilhosa. Meus parabéns pela administração, e é a união que faz acontecer".

O deputado estadual Elenil da Penha falou que "é a obra pública com qualidade para que a chuva não leve. É preciso que exaltemos aqueles que fazem um trabalho de qualidade por Araguaína. Que Araguaína continue fazendo a diferença no Estado e a unidade política é que vai nos fortalecer. Agora o Lago é para todos".

Estiveram presentes à solenidade de inauguração ainda o deputado federal Eduardo Gomes, a deputada estadual Valderez Castelo Branco, o presidente da Câmara Municipal, Marcus Marcelo Barros, o presidente do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Tecnologia de Araguaína, Tiago Dimas, o superintendente regional de governo da Caixa no Estado, Vandeir da Silva Ferreira, vereadores, secretários municipais e autoridades regionais.

A obra

A Via Lago começa na foz do Córrego Neblina (no cruzamento com a Avenida Filadélfia) seguindo pelos setores Jardim das Mansões, Jardim do Lago, Lago Azul, Parque do Lago e Cidade Nova. A via será um ponto de turismo e lazer para a comunidade.

A nova avenida conta com luminárias de LED com rede subterrânea, pistas duplas, ciclovias, áreas verdes, guarda-corpos e um calçadão com grafismos inspirados nos povos indígenas, especialmente os Karajá. A ideia foi do prefeito Ronaldo Dimas devido ao contexto regional e cultural da obra e para fazer uma homenagem aos primeiros habitantes da região.

Na primeira etapa da Via Lago, foram investidos R$ 5 milhões, com recursos do Município, quando foi feita parte da terraplanagem. Para a segunda etapa, o Governo Federal e o Município disponibilizaram recursos de R$ 13,5 milhões, com contribuição na liberação de recursos dos senadores João Ribeiro (in memoriam) e Vicentinho Alves e do deputado federal César Halum.