Avenida Perimentral, acesso mais usado pelos moradores, está em condições precárias.

As três ruas que dão acesso aos setores Jardins Mônaco e Bouganville de Araguaína estão repletas de lama, buracos e valas que impedem o trânsito de veículos e põe em risco os moradores. O que já era difícil no verão com poeira, agora ficou pior com início das chuvas.

A reclamação é de moradores que estão indignados com a situação e denunciaram o descaso dos principais acessos: Av. Jacuba, que passa pelo Jardins das Flores e dá acesso ao Mônaco; Av. Perimentral, pelo Morada do Sol, e Rua D, pelo setor Ana Maria.

Entre os insatisfeitos, está Jakeline Dantas Machado, moradora há 5 anos do Jardim Bouganville. Ela conta que a situação precária das ruas deixa a população, especialmente mulheres, vulneráveis a assaltos.

-- Todos os acessos estão intransitáveis. Principalmente mulheres estão sendo assaltadas. A gente vem de moto, de 20km, não tem como andar mais do que isso. Tem gente que rouba, eles aproveitam. denuncia. Ela relatou que o acesso mais usado é pela Av. Perimentral, sem asfalto. E que com a chuva, a piçarra foi levada ficando buracos e lamaçal. Inclusive uma amiga sofreu acidente no local e fraturou a perna. O morador Lucas Dias também reclamou da mesma situação. Para chegar no seu bairro, Jardins Mônaco, ela tem essas três opções de acesso, todas com problemas. -- Choveu não passa. Ontem um carro ficou preso lá [na Av. Perimentral]. Tem mais de 200 casas [Mônaco], todo mundo tem dificuldade para se locomover. O Samu não passa. Quem mora no Morada do Sol sofre mais do que a gente. É uma tremenda poeira no verão. No inverno é lama, lama, lama e a gente não passa.

Segundo Lucas, a dificuldade de acesso das ruas atrapalha a vida da população. --Isso gera problemas para o pessoal ter acesso ao trabalho, a faculdade à noite. Quem estuda à noite nenhum vai quando chove. Muitas vezes atola e é assaltado. Então já vira outro problema. Você fica à mercê dos bandidos. No Ana Maria é o lugar onde mais tem assalto, todo dia tem relato de assalto. Reclama.

O morador disse ainda que serviços paliativos não adiantam, e que deve ser feito asfalto para resolver o problema. "Passam a patrola, lá é acidentado. Fica areia de um lado e de outro, na primeira chuva leva areia pro meio. A rua transborda, a água bate no motor do carro. Não tem jeito. Prejuízo é maior".

De acordo com o morador, foi anunciado recursos para pavimentação na região ainda em 2016, mas até o momento nada foi feito.

Sem resposta

A reportagem procurou a prefeitura de Araguaína para saber quais medidas seriam tomadas, mas fomos informados que as obras da região são de responsabilidade do Estado.

Diante disso, foi procurado a Ageto (Agência de Tocantinense de Transportes e Obras) e aguardamos resposta.

Fotos da região nesta semana